18/01/2017

Federer vence Rubin e avança à 3ª fase em Melbourne

O jovem norte-americano Noah Rubin deu mais trabalho ao suíço Roger Federer do que o esperado, um pouco porque ele não se intimidou tanto diante de um dos maiores jogadores do circuito, mas também por causa de uma apresentação longe de ser brilhante do ex-número 1 do mundo, que mesmo oscilando conseguiu vencer em sets diretos.

Foram necessárias 2h03 de partida até que o cabeça de chave 17 conseguisse confirmar o favoritismo para cima do norte-americano de 20 anos, fechando o jogo com parciais de 7/5, 6/3 e 7/6 (7-3). Seu próximo oponente na competição promete ser bem mais desafiador, medindo forças com o tcheco Tomas Berdych em duelo que já foi final de Masters 1000 (Madri-2012). 

Décimo pré-classificado, Berdych garantiu o encontro com Federer na terceira rodada ao derrotar o norte-americano Ryan Harrison em sets diretos, com parciais de 6/3, 7/6 (8-6) e 6/2. O tcheco terá um retrospecto nada agradável contra Federer, que já o venceu 16 vezes e só perdeu seis, a última delas em 2013, desde então foram cinco triunfos suíços.

O suíço demorou um pouco para subir o nível, e só conseguiu a primeira quebra na reta final do primeiro set, quando Rubin sacava em 5/6. Com o placar aberto e na dianteira, tudo indicava que Federer poderia deslanchar e o segundo set corroborou para essa tese, embora de forma comedida. 

Uma quebra no sexto game garantiu Federer na frente novamente, mas logo na sequência ele jogou mal em seu game de serviço e precisou salvar um break-point. Sem novas oportunidades para ambos os lados, o tenista da Basileia se manteve na dianteira, levou também o segundo set e ficou a um de concretizar a vitória.

Veio então a derrapada do suíço, que foi quebrado logo no começo da terceira parcial e viu Rubin abrir 3/0 de cara. O norte-americano seguiu firme na frente, perdeu dois set-points no saque de Federer, no oitavo game, e quando foi servir para fechar acabou vacilando e levou a quebra. A decisão foi para o tiebreak e Federer fez então valer a maior experiência para ficar com o triunfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar