01/10/2014

Borussia Dortmund goleia o Anderlecht fora de casa e espanta má fase

Vindo de três jogos sem vencer no Campeonato Alemão (derrotas para Mainz e o rival Schalke e empate com o Stuttgart), o Borussia Dortmund precisou da Uefa Champions League para se recuperar. Nesta quarta-feira, a equipe visitou o Anderlecht no Constant Vanden Stock Stadium, em Bruxelas, e triunfou por 3 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do grupo D.
Os gols da partida foram marcados por atacante contratados pelo clube germânico nesta temporada. Ciro Immobile abriu o placar logo aos três minutos de bola rolando após grande assistência de Shinji Kagawa. Na etapa final, Adrián Ramos, que entrou aos 20 minutos, balançou a rede aos 24 e aos 34 e sacramentou o triunfo.
A partida ficou marcada também por polêmicas de arbitragem. Isso porque os mandantes tiveram um gol de Proto anulado por impedimento, assim como os vistantes viram o auxiliar erguer a bandeira em tento de Grosskreutz. Ambas as marcações foram duvidosas.
Com o resultado, o time alemão segue 100% e lidera a chave com seis pontos. O Arsenal, que goleou o Galatasaray por 4 a 1, vem na sequência com três pontos. Os belgas e os turcos têm um ponto, mas o Anderlecht leva a vantagem pelo saldo de gols.
Pela próxima rodada do grupo D da Champions, o Borussia Dortmund irá à Turquia para encarar o Galatasaray em 22 de outubro (quarta-feira). No mesmo dia, o Anderlecht voltará a atuar em seu estádio, onde receberá o Arsenal.
O jogo
O Dortmund tomou a iniciativa desde o começo do jogo e marcava o adversário já na saída de bola. Dessa forma, logo abriu o placar. Aos três minutos, Kagawa recebeu de Aubameyang e deu um belíssimo passe por cima da zaga. Najar deixou Immobile em condição legal, e o italiano concluiu no canto direito na saída do goleiro Proto.
A vantagem não fez o time alemão mudar sua postura, e os alemães seguiam dominantes no meio de campo e criando boas chances. Por outro lado, a zaga, que tem mostrado problemas neste início de temporada, deu bobeira duas vezes, e o Anderlecht quase empatou.
Em uma delas, a igualdade não veio graças a um suposto erro de arbitragem. Aos oito, Mitrovic, livre, foi lançado em posição legal e tocou para Praet, que parecia na mesma linha da bola, mandar para a rede, mas o assistente marcou impedimento no lance. Os belgas também assustaram aos 15, quando Kehl cortou para trás, Praet ficou livre e parou em defesa de Weindefeller.
Tirando esses dois lances, a etapa inicial foi toda do Dortmund, que levava perigo com a movimentação intensa dos atletas do setor ofensivo: Kagwa, Aubameyang, Grosskreutz e Immobile.
Aos 26, houve outro lance polêmico, mas, dessa vez, contra o Dortmund. Grosskreutz foi acionado por Aubameyang em condição duvidosa e concluiu. A bola acertou a trave antes de entrar, mas o gol não valeu, já que o auxiliar assinalou impedimento.
Os visitantes ainda poderiam ter ampliado a vantagem em outras oportunidades, sobretudo com Aubameyng, que desperdiçou três grandes oportunidades. Na melhor delas, ficou com o gol completamente livre e mandou na rede pelo lado de fora aos nove minutos. O goleiro Proto também contribuiu para que os belgas fossem ao intervalo perdendo por apenas 1 a 0 ao fazer algumas boas defesas.
Na volta para o segundo tempo, o ritmo do jogo caiu. O Dortmund ainda criou duas chances com Aubameyang e Immobile, que pararam em Proto. Mbemba respondeu com um chute de longe que passou perto do ângulo. De qualquer forma, a partida era bem menos movimentada do que no primeiro tempo, e os dois times ofereciam menos perigo ao adversário.
Mesmo neste cenário, a equipe comandada por Jurgen Klopp fez mais um aos 24. Piszczek cruzou da direita, e Ramos, que tinha entrado quatro minutos antes, ganhou da marcação para concluir sem chances ao goleiro.
Depois do gol, o jogo voltou a ficar mais movimentado, e o time da casa acertou a trave com Mitrovic. Após levantamento da direita, o atacante sérvio dominou no peito e concluiu no poste esquerdo da meta defendida por Weidenfeller.
No entanto, o time que marcaria seria o Dortmund novamente. Aos 34 minutos, Aubameyang tocou na área para Ramos, que chutou firme no canto esquerdo, sem chances para o arqueiro.
Os visitantes ainda teriam a chance de transformar a vitória em goleada, mas Aubameyang, completamente livre, finalizou para boa defesa de Proto, que, apesar dos três gols, fez grande partida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar