08/12/2016

Shakthar Donetsk vence e elimina o Braga da Liga Europa

O Sporting de Braga deixou hoje a Liga Europa sem equipas portuguesas, ao perder em casa com o Shakthar Donetsk, de Paulo Fonseca, um dos quatro treinadores lusos apurados para os 16 avos de final.

José Peseiro, que lidera os bracarenses, foi mesmo o único técnico luso a cair na fase de grupos da segunda competição europeia de clubes, com a eliminação a surgir já depois do final do encontro em Braga.

O Shakhtar venceu em Braga, por 4-2, resultado que deixava os ‘arsenalistas’ à espera que o Gent não vencesse fora o já eliminado Konyaspor, com o empate a manter-se até às compensações do encontro da Turquia, com Coulibaly, aos 90+4 minutos, a dar o triunfo e o segundo lugar aos belgas.

Na ‘Pedreira’, Kryvtsov (22 e 62 minutos) e Taison (39 e 66) marcaram para os ucranianos, enquanto Stoiljkovic (43) e Vukcevic (89) reduziram para os bracarenses.

O Shakhtar Donetsk terminou o Grupo H com pleno de triunfos e 18 pontos, seguido do Gent, com oito, do Sporting de Braga, com seis, e do Konyaspor, com um.

A precisar de apenas um empate para seguir em frente, o Manchester United, de José Mourinho, foi vencer fora os ucranianos do Zorya, por 2-0, com golos de Mkhitaryan (48 minutos) e Ibrahimovic (88).

O triunfo dos ‘red devils’ não foi, contudo, suficiente para alcançarem o primeiro lugar do Grupo A, ocupado pelo Fenerbahçe, que triunfou em casa do Feyenoord, por 1-0, terminando com 13 pontos, mais um do que o Manchester United, seis do que os holandeses e 11 do que o Zorya.

No Grupo B, o Olympiacos, de Paulo Bento e com Diogo Figueiras e André Martins no ‘onze’, chegou a esta ronda já apurado, mas falhou o ataque ao primeiro lugar da ‘poule’, ao perder por 2-0 na visita ao líder APOEL, com Nuno Morais a titular.

Também Paulo Sousa conseguiu levar a Fiorentina aos 16 avos de final e à vitória no Grupo J, com um triunfo sobre o Qarabag, por 2-1, sendo acompanhado par a ronda seguinte pelo PAOK, que venceu o Liberec, por 2-0.

Em frente seguiram também o Saint-Etienne e o Anderlecht no Grupo C, o Zenit, de Luís Neto e do lesionado Danny, e o AZ Alkmaar na ‘poule’ D, a Roma e o Astra, de Filipe Teixeira, no Grupo E, e o Osmanlispor, de Tiago Pinto, e o Villarreal, no Grupo L.

No Grupo F, já se sabia que Genk e Athletic Bilbau estavam apurados, mas falta definir quem será o vencedor da ‘poule’, que só será conhecido na segunda-feira, depois do encontro dos belgas em casa do Sassuolo ter sido adiado devido ao nevoeiro.

No outro encontro, o conjunto espanhol ganhou vantagem nesta luta, ao empatar em casa do Rapid Viena a uma bola, bastando ao Genk empatar em Itália para ser cabeça de série no sorteio de segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar