29/10/2016

Santo André vence Venceslau e força o 3º jogo na final do Paulista de Basquete Feminino

Em uma partida com final eletrizante, o Santo André ganhou por 59 a 54 (27 a 19), evitou o título do Presidente Venceslau no segundo jogo e forçou o terceiro duelo da final do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. A partida foi disputada neste sábado (29), no Ginásio Municipal Pedro Dell'Antonnia, em Santo André.
Santo André x Presidente Venceslau, Campeonato Paulista de Basquete Feminino (Foto: FPB / Divulgação)Santo André (amarelo) vence segundo jogo da final e se mantém vivo na busca do título (Foto: FPB / Divulgação)
O time andreense ficou quase todo o confronto na frente, chegou a abrir 13 pontos de vantagem por duas vezes no placar, segurou a reação venceslauense no fim da partida – quando a diferença caiu para dois pontos – e empatou a série em 1 a 1 (Venceslau ganhou o jogo 1 por 69 a 60). As equipes voltam a duelar às 17h deste domingo (30), novamente na Grande São Paulo. Quem ganhar é campeão.
O placar foi baixo e pode ser explicado pela aparente tensão da partida, que levou as duas equipes a cometerem erros excessivos no ataque. A equipe da Grande São Paulo teve apenas 16% de aproveitamento nas bolas de três (duas em 12 tentativas) e 37% nas de dois (17 em 45 chutes), e o time do Oeste Paulista converteu somente 10 de 21 lances livres (47%).
Presidente Venceslau, LBF, Santo André (Foto: Roberta Rodrigues / Divulgação)Thaissa fez 14 pontos e armou o Santo André no jogo (Foto: Roberta Rodrigues / Divulgação)
A cestinha foi a andreense Jaqueline Silvestre, com 16 pontos. Outro destaque das mandantes foi Thaissa Frediani (14 pontos e cinco assistências) e Silvia Rocha (12 pontos e sete rebotes). Do lado venceslauense, as melhores atuações individuais foram de Barbara Souza (15 pontos e oito rebotes) e de Larissa Carneiro (11 pontos e cinco assistências).
Primeiro tempo
As atletas pareceram sentir ainda mais o peso da importância da partida no início. Após quatro minutos, o placar era bem baixo e marcava apenas 3 a 3. Santo André foi quem se encontrou mais rápido no jogo e passou a abrir vantagem. Chegou a liderar por 13 a 5, com duas cestas de três seguidas de Jaqueline Silvestre.
Passado um período de mais de seis minutos sem a bola cair, o Venceslau melhorou com duas mexidas promovidas por Flávio Prado (entradas de Natália Burian e Flávia Santos) e diminuiu a diferença no fim do primeiro quarto para quatro pontos (15 a 11). Se não fossem os cinco erros de lance livre em cinco chutes, a equipe teria terminado o período na frente.
A melhora venceslauense teve sequência no início do segundo quarto, quando o time foi eficiente em dois ataques seguidos e deixou tudo igual: 15 a 15. O bom momento das visitantes foi interrompido neste momento. Jaqueline Silvestre recolocou as andreenses no jogo, que voltaram a comandar o placar e abriram novamente quatro pontos de vantagem.
No minuto final do segundo período, as donas da casa se aproveitaram do momento ruim das adversárias e dobraram a vantagem. Com isso, Santo André foi para o intervalo com 27 a 19. Algumas estatísticas do primeiro tempo demonstram o baixo aproveitamento ofensivo dos times, que chegou a melhorar nos últimos dois quartos, mas ficou aquém do esperado: 31% de efetividade das andreenses e 32% das venceslauenses nos arremessos de quadra e sete lances livres desperdiçados em sete chutes pela equipe do interior.
Larissa Carneiro, Venceslau, Presidente Venceslau, LBF (Foto: Presidente Venceslau / Divulgação)Larissa Carneiro foi uma das cestinhas do Venceslau (Foto: Presidente Venceslau / Divulgação)
Segundo tempo
As mandantes continuaram no controle do jogo no reinício do confronto. Pela primeira vez, a vantagem ficou em dois dígitos: Santo André 31 a 19. Larissa Carneiro, com uma bola de três, e Karen Rocha, que tirou o jejum nos lances livres apenas na nona tentativa venceslauense, até que tentaram esboçar uma reação, mas as andreenses responderam rapidamente e, com sete pontos seguidos de Silvia Rocha, abriram 13 pontos: 38 a 25.
A cinco minutos para o fim do terceiro quarto, Venceslau reagiu, após um pedido de tempo de Flávio Prado. Impulsionada por seis pontos seguidos de Barbara Souza e uma melhora nos lances livres, a equipe diminuiu a desvantagem de 13 para cinco pontos (38 a 33). No fim do período, Santo André voltou a ser eficiente e foi para o pequeno intervalo com 41 a 33 no placar.
Venceslau até conseguiu diminuir para seis a diferença no início do último período, mas logo as donas da casa voltaram a abrir boa vantagem. Fizeram 48 a 35 a sete minutos para o fim. Venceslau morto? Nada disso! 
Na luta para ficar com o título paulista neste sábado, as visitantes diminuíram aos poucos os 13 pontos de desvantagem e chegaram a ficar apenas dois pontos atrás: 50 a 48, a 2 minutos e 47 segundos para o fim. Santo André não se intimidou, respondeu rápido, segurou o ímpeto das adversárias e manteve o comando do placar até o apito final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar