18/11/2015

Wawrinka vence Ferrer e segue vivo no ATP Finals

Depois de perder para Rafael Nadal na estreia do ATP Finals, Stan Wawrinka se recuperou no torneio que reúne os oito melhores do ano com vitória em sets diretos contra David Ferrer. O suíço, número 4 do mundo, marcou as parciais de 7/5 e 6/2 diante do sétimo colocado espanhol em 1h33 de partida na O2 Arena, em Londres.

O resultado elimina Ferrer da competição após duas derrotas e já garante Rafael Nadal na liderança do Grupo Ilie Nastase do Finals. Wawrinka terá um confronto direto com o vice-líder do ranking Andy Murray na sexta-feira. O histórico entre eles é favorável ao britânico, que lidera por 8 a 6, mas eles não se enfrentam há mais de dois anos. No outro duelo, Nadal lidera o retrospecto por 23 a 6 diante do compatriota.

Em sua terceira participação no ATP Finals, Wawrinka disputou sua décima partida e tem cinco vitórias e cinco derrotas. Ele foi semifinalista nas duas últimas edições do evento. Já Ferrer foi finalista em seu ano de estreia, em 2007 ainda quando o torneio era em Xangai. Depois o espanhol jogou outros cinco Finals (incluindo o deste ano), além de fazer uma partida como alternate na temporada passada e só foi à semi em 2011.

Ferrer, que havia culpado o fraco desempenho no saque pela derrota para Murray na estreia, voltou a oscilar neste fundameto. Ainda assim, o espanhol era firme do fundo de quadra e mostrava bom preparo físico tanto para os pontos mais longos como nas aproximações à rede. Wawrinka começou perdendo e fez 20 erros no set incial, mas se recuperou a tempo e fez uma atuação segura no set seguinte. O suíço liderou nos winners por 34 a 10, o que compensou o número um pouco maior de erros, 35 contra 26 do espanhol.

A primeira quebra do jogo favoreceu Ferrer logo no quarto game e ele chegou a liderar por 5/3. Quando sacou para o set, o espanhol fez duas duplas-faltas e permitiu que Wawrinka iniciasse a virada. Dois games mais tarde, Ferrer esteve novamente ameaçado e voltou a cometer uma dupla-falta desta vez no break point. Wawrinka apenas confirmou de zero no game seguinte.

A vantagem suíça aumentou com uma quebra logo no começo do segundo set. O campeão de Roland Garros foi firme no saque e cedeu somente XX pontos em seu serviço durante a segunda parcial, em que não enfrentou nenhum break point. Wawrinka voltaria a quebrar no quinto game, ficando em condição ainda mais confortável para vencer a partida. Em agora 14 jogos entre Wawrinka e Ferrer, são sete vitórias para cada lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar