02/10/2015

Venus vence Vinci e faz final em Wuhan

 Foi nos detalhes, mas Venus Williams conseguiu uma importante vitória nesta sexta-feira para garantir lugar na final do WTA Premier 5 de Wuhan. A ex-líder e agora 24ª do ranking lutou por 2h43 e salvou um match point para superar a 18ª colocada italiana Roberta Vinci por 5/7, 6/2 e 7/6 (7-4). O resultado vingou a derrota de sua irmã, Serena Williams, para a própria Vinci na semifinal do US Open, o que impediu que a número 1 do mundo pudesse seguir no sonho de vencer os quatro Grand Slam no mesmo ano.

Venus alcançou sua 77ª final da carreira e está em busca de seu 47º título, sendo o segundo na temporada e o primeiro desde o International de Auckland em janeiro. Seu último título de nível Premier foi conquistado em Dubai, em fevereiro de 2014. A adversária de Venus às 4h (de Brasília) deste sábado é a espanhola Garbiñe Muguruza, 8ª, que venceu com parciais apertadas a canhota alemã Angelique Kerber, 13ª, por 6/4 e 7/6 (7-5). Venus venceu os dois duelos anteriores com Muguruza.

No duelo com Vinci nesta sexta-feira, Venus largou com 3/0, mas permitiu cinco games seguidos à italiana. Sacando para o set, Vinci sofreu sua segunda quebra na partida, mas retomou a vantagem no game seguinte antes de fechar o set. Venus passou a dominar na segunda parcial, com três quebras a seu favor e cedendo só 7 pontos em seu saque. Já na terceira parcial, Venus voltou a abrir 5/2 e perdeu quatro games seguidos. Pressionada quando perdia por 6/5, Venus teve que salvar um match point em seu saque, antes de forçar o tiebreak e conseguiur a vitória.

O contraste de estilos entre o jogo agressivo de Venus Williams contra a variação, slices e subidas à rede de Roberta Vinci refletiram nas amplas vantagens de aces, por 7 a 1, e de winners, 48 a 24, em favor da americana de 35 anos. Aconteceram 15 quebras de saque na partida, sendo oito em favor da ex-número 1 do mundo. O histórico de Venus contra Vinci agora marca quatro vitórias em quatro jogos, com apenas um set perdido.

A segunda semifinal do dia também foi equilibrada, apesar de ter sido em sets diretos. Embora sejam duas jogadoras tradicionalmente de fundo de quadra, havia a diferença entre uma proposta mais agressiva de Muguruza, diante da consistência e dos perigosos contra-ataques da canhota Kerber, especialmente quando a espanhola tentava sacar aberto ou buscar os ângulos.

Em 2h07 de partida, ocorreram nove quebras, com vantagem de 5 a 4 para Muguruza neste quesito. A espanhola deu um susto nos fãs no fim do segundo set, quando foi quebrada duas vezes ao sacar para o jogo e teve que disputar o tiebreak. No game desempate, Muguruza tentou uma aproximação à rede e sentiu um incômodo no tornozelo esquerdo, precisando receber atendimento médico. Na volta, Kerber chegou a liderar o tiebreak por 5-3, mas a espanhola evitou o desgaste com jogo ainda mais agressivo e venceu quatro pontos seguidos para derrotar Kerber pela terceira vez no ano.

Na chave de duplas, as líderes do ranking e principais favoritas Martina Hingis e Sania Mirza garantiram-se na oitava decisão jogadno juntas ao marcarem 6/2 e 6/1 contra as irmãs taiwanesas Hao-Ching Chan e Yung-Jan Chan em apenas 53 minutos. Buscando o sétimo título da parceira na temporada, a suíça e a indiana enfrentarão as romenas Irina Begu e Monica Niculescu, que surpreenderam a entrosada dupla tcheca de Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka por 6/4, 1/6 e 10-8 em 1h29 de partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar