30/10/2015

Nadal vence Cilic e faz semi na Basileia

Em reta final de uma temporada de altos e baixos, Rafael Nadal consegue de maneira inédita no ano engatar três semifinais seguidas. Mas para isso foi necessário que o canhoto espanhol mantivesse também a sequência de partidas de três sets no ATP 500 da Basileia. Nesta sexta-feira, o número 7 do mundo superou o 13º colocado croata Marin Cilic por 4/6, 6/3 e 6/3 em 2h13 de partida.

Em sua nona semifinal do ano, Nadal duela com Richard Gasquet, número 11 do mundo. O espanhol venceu todos os 13 duelos anteriores que fez contra o francês em competições de nível ATP, tendo perdido apenas um set no distante 2007. Se Gasquet quiser se agarrar a algum dado postivo, há uma vitória em torneio challenger disputado há doze anos.

Mesmo vivendo um ano irregular os 180 pontos conquistados até agora apenas substituem seu terceiro resultado contável em ATP 500, a semifinal do Rio Open. Entretanto, se for a final, Nadal ultrapassa o sexto colocado japonês Kei Nishikori e pode roubar o lugar de Tomas Berdych no top 5 se for campeão do torneio suíço. 

Bastante afastado da linha de base, Nadal teve poucas chances tanto na devolução de saque como também nos ralis, tendo que permanecer na defensiva frente aos potentes golpes do adversário. Após oito games sem quebras, Cilic aproveitou o primeiro break point que teve no jogo, ao responder um saque aberto com uma devolução na cruzada que forçou Nadal a errar na sequência. O croata confirmou o serviço depois para fechar o set, em que liderou nos aces por 6 a 0, e nos winners por 12 a 1, além de perder só cinco pontos sacando.

A situação ficou mais complicada para o espanhol depois que Cilic quebrou logo de cara no segundo set. A construção da jogada foi quase um replay do break point da primeira parcial. Nadal teve a chance de igualar o quadro no game seguinte, mas apenas assistiu a um ace do rival. O empate viria no quarto game, quando Nadal ficou bastante recuado e apenas botou a bola em jogo e buscou um contra-ataque. A estratégia deu certo na segunda chance, e o espanhol explorou uma subida de Cilic à rede para empatar por 2/2.

Nadal continuou criando chances de quebrar o saque de Cilic, foram sete em toda a parcial. Liderando o set por 4/3, o espanhol contou com um game bastante incomum do croata que cometeu três duplas-faltas. A irregularidade custou caro, Cilic cedeu a segunda quebra a Nadal que buscou a igualdade no placar, não antes de salvar um break point com winner de forehand na paralela no momento de sacar para o set. 

Com uma quebra logo no início do terceiro set, Nadal consolidou sua reação na partida. O espanhol foi muito mais firme no saque durante o terceiro set, cedendo só sete pontos no serviço e fechando a porta no quarto game, o único em que foi ameaçado. O espanhol voltaria a pressionar Cilic no nono game para obter sua quarta quebra na partida e obter a terceira vitória em quatro jogos contra o rival. Cilic liderou nos winners por 37 a 17, mas cometeu 49 erros contra 26 do espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar