30/10/2015

Muguruza derrota Kvitova e garante liderança do grupo branco do WTA Finals


2015/muguruza/1030_finals_acena_int.jpg

 O primeiro encontro entre a espanhola Garbiñe Muguruza e a tcheca Petra Kvitova viu uma batalha de 2h33 cheia de chances para os dois lados no WTA Finals. Revertendo quebra de desvantagem em duas ocasiões do terceiro set, Muguruza terminou com três vitórias no Grupo Branco e confirmou a primeira colocação, com parciais de 6/4, 4/6 e 7/5.

A jogadora de 22 anos, que faz sua estreia na competição, agora irá enfrentar a polonesa Agnieszka Radwanska, que alcançou a semifinal há um ano e ficou em segundo lugar no Grupo Vermelho. Radwanska venceu os dois primeiros encontros, mas perdeu quatro vezes para a rival nesta temporada. As mais recentes foram nas semifinais de Wimbledon e de Pequim, ambas em três sets.

A vitória desta sexta-feira foi a 99ª de Muguruza em torneios de primeira linha. A número 3 do mundo também está na semifinal de duplas em Cingapura, com a compatriota Carla Suárez. Desde 2009, com Serena e Venus Williams, uma jogadora não aparecia na semifinal de simples e duplas no Finals.

Com a derrota, Kvitova depende da companheira de Fed Cup, Lucie Safarova, para conseguir avançar à semifinal. No complemento do grupo, Safarova, sem chances de classificação, precisa derrotar a alemã Angelique Kerber por 2 sets a 0 para classificar Kvitova. Qualquer outro resultado deixará Kerber na segunda posição.

O primeiro set foi o que teve menos alternância no placar, com apenas três quebras, em games consecutivos. Ao marcar 6/4, Muguruza já tinha a vaga na semifinal garantida. Ela ainda começou quebrando na segunda parcial e depois de seis quebras criou um break point em 4/4. Kvitova se recuperou com quatro games seguidos e abriu 2/0 no set decisivo.

A canhota se manteve à frente até o 5/4, quando esteve a dois pontos da vitória e Muguruza escapou de 0-30. Virando para 6/5, a número 3 do mundo passou pelo game mais longo do jogo para confirmar a vitória, no quarto match point. O número de winners e de erros foi elevado para as duas jogadoras: Muguruza terminou com 32 e 28, enquanto Kvitova teve 40 e 38, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar