28/10/2015

Nadal bate Dimitrov e faz quartas na Basileia

Em mais uma noite de altos e baixos, Rafael Nadal fez valer o retrospecto e segue sem derrotado por Grigor Dimitrov, agora tendo sete vitórias em sete jogos diante do búlgaro. Nesta quarta-feira, o ex-líder e hoje sétimo colocado marcou 6/4, 4/6 e 6/3 em 2h12 diante do rival de 24 anos e 28º do ranking para se garantir nas quartas de final do ATP 500 da Basileia.

Nadal agora terá um dia de descanso antes de sua próxima partida contra Marin Cilic ou Teymuraz Gabashvili. O canhoto espanhol tem ampla vantagem no retrospecto em ambos os casos, sendo 7 a 1 contra o croata e 7 a 0 diante do russo. Com 54 vitórias e 17 derrotas na temporada, Nadal não tem mais pontos a defender em 2015 e já está classificado para o ATP Finals de Londres. 

Ao longo da partida contra Dimitrov, Nadal fez apenas 16 winners contra 26 do búlgaro, mas levou vantagem nos erros não-forçados, 28 contra 41 do rival. Além de o espanhol ter obtido cinco quebras contra quatro de seu adversário, Nadal também teve ótimos números na rede, vencendo 13 pontos em 14 possíveis.

Dimitrov saiu em vantagem ao quebrar o saque de Nadal logo no primeiro game da partida. Mesmo cometendo um número alto de erros não-forçados e tendo baixo acerto de primeiro serviço, 34%, o búlgaro administrou a vantagem até liderar a parcial por 4/2, sem ter enfrentado nenhum break point até então. 

Conforme o set avançava, Dimitrov foi cada vez mais obrigado a trabalhar com o segundo serviço, e Nadal atacou nas devoluções para vencer 11 pontos em 19 possíveis nessas condições durante o set e conseguir duas quebras seguidas. Ao final de 41 minutos de disputa, Dimitrov liderava nos winners por 9 a 5, mas tinha 16 erros contra 11 do espanhol.

As dificuldades de Dimitrov com o saque diminuíram na segunda parcial, quando o búlgaro teve acerto de 69% e precisou jogar com o segundo serviço em apenas 7 pontos. O começo de set foi muito forte para o jogador de 24 anos, que conseguiu duas quebras e chegou a liderar por 4/0. Nadal reagiu no jogo e chegou a devolver uma das quebras após a única dupla-falta de Dimitrov no set, mas a vantagem construída pelo búlgaro foi suficiente para empatar o jogo. Houve uma sensível redução no número de erros de Dimitrov, que cometeu 12 na segunda parcial, além de sete bolas vencedoras.

Como aconteceu nas duas parciais anteriores, Nadal novamente começou sendo quebrado e perdendo por 2/0, mas este foi o set em que o canhoto espanhol reverteu o quadro de maneira mais rápida. Já no quarto game, o jogo estava empatado por 2/2. O ex-número 1 do mundo chegou a ter dois break points em longo game de sete minutos, não concretizou as chances, mas continuou muito firme. Nadal não apenas confirmou o game seguinte de zero, como voltou a quebrar o saque de Dimitrov. No momento de sacar para o jogo, o Touro Miúra precisou salvar chances de quebra, antes finalizar a longa partida e manter sua invencibilidade contra o jovem rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar