28/10/2015

Muguruza derrota Kerber e lidera grupo branco do Finals

Após o complemento da segunda rodada do WTA Finals, a jogadora mais jovem na disputa é a única que ainda não perdeu sets. Em sua primeira aparição no torneio, a espanhola Garbiñe Muguruza manteve o embalo do final de temporada na Ásia e chegou à liderança do Grupo Branco nesta quarta-feira, com um jogo muito agressivo para derrotar a alemã Angelique Kerber, por duplo 6/4, em 1h38.

A jogadora de 22 anos soma sete vitórias seguidas desde o título em Pequim e antes disso havia sido vice em Wuhan. A número 3 do mundo, vice-campeã em Wimbledon, chegou ao 40º triunfo na melhor temporada da carreira.

Com as duas vitórias por 2 sets a 0, Muguruza só precisa fazer um set na terceira rodada, contra a tcheca Petra Kvitova, para avançar à semifinal. Até mesmo um derrota em sets diretos poderia lhe garantir a vaga. Porém, nesse caso a definição poderia ir para o aproveitamento de games, se Kerber superar a tcheca Lucie Safarova também por 2 a 0.

A espanhola tomou a iniciativa dos pontos desde o início do jogo, com muita agressividade e subidas à rede – o aproveitamento no primeiro set foi de 14 em 17. Kerber se recuperou de um começo lento para fazer três games seguidos e chegar a 3/2, mas Muguruza levou a melhor no momento de definição. Ela voltou a liderar por 5/4 e contou com bons saques para sair de 0-30 e salvar um break point antes de fechar a parcial.

Mesmo em um set regular, a canhota admitiu para seu técnico que não sabia o que fazer, já que suas jogadas paravam em respostas ainda melhores de Muguruza. No segundo set, a espanhola começou ainda mais segura no saque e criou break points em todos os games da alemã.

A quebra veio no quinto game e, em uma confusão da árbitra Marija Cicak no placar, Muguruza teria repetido a dose para chegar a 5/2. Porém, o erro foi corrigido, Kerber levantou o game e devolveu a quebra em seguida, dificultando um voleio da adversária. Apesar de cometer mais erros do que no set inicial (15 a 11), cabeça de chave 2 conseguiu grandes devoluções para voltar a liderar, por 5/4, e confirmou a vitória em seguida. Ela totalizou 19 winners em cada set.

O resultado desempatou o retrospecto entre elas após sete encontros. Nesta temporada, as duas já haviam se enfrentado quatro vezes, com vitórias de Muguruza em Roland Garros, Wimbledon e Wuhan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar