A sexta-feira foi histórica para o tênis brasileiro, o mineiro Marcelo Melo conseguiu a vitória que o levará a liderança do ranking mundial de duplas. Em jogo pelas quartas de final do ATP 500 de Viena, Melo se juntou ao polonês Lukas Kubot e derrotou os campeões de Wimbledon, Jean Julien Rojer e Horia Tecau por 7/6 (7-4) e 6/4 em 1h26 de partida. Primeiro brasileiro a conquistar um Grand Slam nas duplas masculinas, Melo também será o primeiro atleta do país a liderar o ranking da modalidade.
Com dez vitórias seguidas e os títulos de Tóquio e Xangai com o sul-africano Raven Klaasen, antes de se juntar a Kubot nesta semana, Melo disputa a semifinal contra o italiano Andreas Seppi e o espanhol David Marrero.
Ainda que a mudança no primeiro lugar do ranking seja inevitável, Melo só poderá ver seu nome na liderança a partir de 2 de novembro, daqui a duas atualizações no ranking. Isso porque esta será a data do desconto dos 1000 pontos dos irmãos Bob e Mike Bryan pelo título do Masters de Paris do ano passado, caindo de 8.490 para 7.490.
Atual terceiro colocado, o mineiro está a 510 pontos dos atuais líderes e o resultado desta semana pode render no máximo 320 ao mineiro, que defende 180. Por chegar até a semifinal, Melo já defende esses pontos e continuará com 7.980 pontos e ainda tem 90 como melhor resultado não contável, que entrará no lugar de Paris (torneio que zerou no ano passado) e alcançará no mínimo 8.070 pontos.
Mesmo que Mike Bryan vença o ATP da Basileia na semana que vem, ao lado de Vasek Pospisil, o destro somaria no máximo 7.990 pontos. O canhoto Bob Bryan não está em atividade nas últimas duas semanas, aguardando o nascimento de seu terceiro filho.
O jogo - Melo foi quebrado logo no game inicial da partida e os campeões de Wimbledon estiveram à frente no placar durante a maior parte do primeiro set. Rojer e Tecau não perderam pontos em seus três primeiros games de serviço e chegaram a liderar por 5/3, tendo perdido só um ponto em games de saque. Pressionados, Melo e Kubot salvaram três break points em game de serviço do mineiro. Depois, Tecau foi quebrado após uma dupla-falta no 30 iguais e jogando outro ponto em segundo saque na sequência.
Após o primeiro ace da dupla na partida, marcado por Kubot, a dupla do brasileiro liderou o placar pela primeira vez, por 6/5. A definição ficou para o tiebreak, em que o mineiro e o polonês não perderam pontos sacando e conseguiram dois contra o romeno Tecau.
No segundo set, Melo e Kubot aproveitaram a única oportunidade de quebra que tiveram, já no sétimo game. A definição da vitória ficou no saque do mineiro, que começou com uma dupla-falta, mas manteve o serviço para fazer história para o tênis brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar