Pela terceira vez em 22 edições, o WTA de Moscou, que tem categoria Premier, terá duas jogadoras russas na decisão. Com três atletas anfitriãs entre as quatro semifinalistas, coube a Svetlana Kuznetsova e Anastasia Pavlyuchenkova garantirem o duelo caseiro na final deste sábado.
Será o quinto encontro entre as finalistas, sendo que Kuznetsova, de 30 anos e 32ª do ranking lidera o histórico por 3 a 1 contra Pavlyuchenkova, de 24 anos e 31ª colocada. Kuznetsova tem 14 títulos de WTA na carreira, já jogou em Moscou 11 vezes, mas nunca havia chegado à final em casa. Já Pavlyuchenkova é atual campeã do torneio russo e vem de seu oitavo título no circuito, em Linz.
A vaga de Pavlyuchenkova veio em uma virada contra a jovem de 18 anos Daria Kasatkina, 104ª do ranking e campeã juvenil de Roland Garros no ano passado, com parciais de 2/6, 6/2 e 6/4 em 2h02 de partida. Kuznetsova venceu com mais tranquilidade. A ex-número 2 do mundo precisou de 1h23 para eliminar a ucraniana Lesia Tsurenko.
A última vez em que duas russas decidiram o título do torneio, que é disputado desde 1994, foi em 2006. Na ocasião, Anna Chakvetadze derrotou Nadia Petrova na final. Já em 2004, foi a vez de Anastasia Myskina ser campeã em final contra Elena Dementieva.
Será a sexta vez que uma atleta da casa ficará com o título, sendo que Pavlyuchenkova pode repetir o bicampeonato vencido por Myskina em 2003 e 2004. Além dos títulos delas e do de Chakvetadze, Elena Dementieva foi campeã em 2007, antes de um jejum de seis edições sem conquistas russas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar