31/08/2015

Venus bate Puig e avança no US Open

A norte-americana Venus Williams não teve uma estreia tranquila, mas escapou da “zebra” que passeou pela chave feminina no primeiro dia do US Open. A bicampeã do torneio, cabeça de chave 23, teve quatro match points no segundo set e precisou da terceira parcial contra a porto-riquenha Monica Puig, 85ª da WTA, vencendo por 6/4, 6/7 (7-9) e 6/3, em 2h39.

A veterana de 35 anos tem duelo nacional inédito na segunda rodada. Atual 73ª, Irina Falconi fez 6/4 e 6/2 na convidada local Samantha Crawford.

Venus correu riscos logo no primeiro set, quando precisou sair de 1/3. Na segunda parcial, foi quebrada ao sacar para o jogo, em 5/3, e teve quatro match points no tiebreak, salvos com coragem pela porto-riquenha, até uma dupla falta no set point. Apesar da vibração de Puig, uma quebra no game inicial recolocou as coisas nos eixos para Venus, que venceu todos os 12 pontos com o primeiro serviço e não foi ameaçada no set decisivo.

Campeã do torneio em 2004, a russa Svetlana Kuznetsova foi a primeira a conseguir uma quebra no jogo contra a francesa Kristina Mladenovic, mas depois só voltou a incomodar quando a rival sacou para o jogo e desperdiçou 40-0. Mesmo perdendo os três match points, a 40ª da WTA concretizou a “zebra” sobre a 30ª pré-classificada, com parciais de 6/3 e 7/5. Sua próxima rival será a sérvia Bojana Jovanovsk, 98ª

Pliskova, Suárez e Jankovic também caem - Ainda sem uma grande campanha em Grand Slam, a tcheca Karolina Pliskova ficou devendo mais uma vez. A número 8 do mundo fez apenas três games e sofreu 6/2 e 6/1 da qualifier americana Anna Tatishvili, 121ª do mundo, que na segunda rodada fará duelo local com Madison Brengle, 47ª.

Em 14 aparições em Grand Slam, Pliskova ainda não conseguiu alcançar as oitavas de final. Tatishvili marcou a primeira vitória sobre uma top 10 em nove tentativas.

Seguindo o dia de surpresas, a convidada francesa Oceane Dodin, 128ª, virou sobre a sérvia Jelena Jankovic, com parciais de 2/6, 7/5 e 6/3. A ex-número 1 do mundo chegou a liderar por 2/0 o set decisivo antes de perder cinco games seguidos e chegou à terceira derrota em estreias em Slam neste ano – Australian Open e Roland Garros. Dodin, de 18 anos, faz sua primeira aparição no US Open – disputa apenas o quinto torneio de primeira linha na carreira – e enfrenta a colombiana Mariana Duque-Mariño na segunda fase.

Pouco depois foi a vez de Carla Suárez amargar a sétima derrota seguida. A espanhola, 10ª do mundo, teve seis set points para forçar a terceira parcial, mas foi superada pela tcheca Denisa Allertova, 77ª, por 6/1 e 7/6 (7-5). A rodada já havia começado com a eliminação da sérvia Ana Ivanovic, cabeça 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar