31/07/2015

Millman derrota Clezar e vai à semifinal em Lexington


2015/clezar/0429_paineiras_fore_int.jpg

A sexta-feira foi de emoções opostas para Guilherme Clezar. O gaúcho de 22 anos acabou eliminado nas quartas de final do challenger americano de Lexington, no estado do Kentucky, mas a boa campanha na semana o fará alcançar o melhor ranking de sua carreira.

Atual 157º colocado e oitavo favorito, Clezar foi superado pelo cabeça 2 australiano John Millman, 96º do ranking, por duplo 6/1 em apenas 1h23 de disputa. Ao longo da partida, o número 4 do Brasil sofreu cinco quebras e não conseguiu vencer nenhum game no saque do adversário, conseguindo apenas três break points.

Com os 15 pontos pelas quartas de final, Clezar pode ganhar até quatro posições, e na pior das hipóteses igualaria o 156º lugar, alcançado no final de 2013. Três jogadores ainda têm possibilidade de ultrapassá-lo até o fim da semana, mas os russos Evgeny Donskoy e Konstantin Kravchuk se enfrentam na semifinal do challenger de Astana, além do argentino Nicolas Kicker na penúltima rodada em Biella. 

Clezar teve uma queda acentuada no ranking durante o ano passadao, um pouco influenciada por uma lesão na virilha, durante o confronto com o Equador pela Copa Davis. Depois de ficar dois meses fora das competições, o gaúcho retornou sofrendo algumas eliminações precoces e iniciou sua recuperação no ranking em novembro durante o Challenger Finals em São Paulo, onde foi vice-campeão.

Atuando nas condições rápidas do torneio americano, Clezar teve baixo acerto de primeiro serviço, 48%, e ficou bastante vulnerável ao seu adversário. A situação ficou ainda mais difícil ao vencer apenas apenas 10 dos 29 pontos disputados em segundo saque, aproveitamento de 34%. Assim, ele acabou enfrentando 11 oportunidades de quebra na partida.

Millman, por sua vez, conseguiu confirmar todos os seus games de serviço, mesmo com acerto de apenas 57%. O australiano de 26 anos só perdeu 16 pontos sacando, sendo 11 durante o primeiro set e apenas 5 no segundo. Além disso na segunda parcial, seu aproveitamento subiu de 43% para 77%, dificultando ainda mais as devoluções do brasileiro.

Visando disputar a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez na carreira, Clezar tem se preparado para o qualificatório do US Open disputando uma série de torneios nos Estados Unidos. 
Ele iniciou a campanha na semana passada com o challenger de Binghamton e seguiu para Lexington. No fim de semana, deve tentar o quali para o ATP 500 de Washington e depois jogar o challenger de Aptos, antes de ir a Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar