01/06/2015

Safarova vence Sharapova e avança às quartas em Paris


2015/sharapova/0528_rg_toss_int.jpg

A atual campeã de Roland Garros se despediu no início da rodada desta segunda-feira diante de uma adversária inspirada. A russa Maria Sharapova, número 2 do mundo, não conseguiu liderar a partida em nenhum momento e caiu diante da tcheca Lucie Safarova, 13ª, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/4, em 1h49.

Com o revés nas oitavas de final, Sharapova cairá para a 4ª posição, trocando de lugar com a tcheca Petra Kvitova no ranking mundial. Essa foi a derrota mais precoce da ex-número 1 em cinco anos em Paris. Desde 2011, a russa foi ao menos até a semifinal, incluindo os títulos em 2012 e 2014.

Safarova, semifinalista em Wimbledon-2014, alcança as quartas de final em um Grand Slam pelas terceira vez - a primeira em Paris. O resultado praticamente garante sua entrada no top 10 e, na pior das combinações, ela ao menos igualará o melhor ranking, em 11ª.

Os encontros recentes anunciavam uma partida equilibrada entre as duas. O último duelo havia sido decidido em três tiebreaks, precedido de outros dois confrontos em três sets. Liderando o retrospecto por 4 a 1, Sharapova teve duas chances de sair com um 2/0, mas não aproveitou.

Aguentando as trocas de bola e variando com o serviço, Safarova obteve a primeira quebra e perdeu a vantagem no sexto game. Sem novas oportunidades, a tcheca levou a melhor em um tiebreak errático por parte de Sharapova.

Safarova chegou a abrir 3/0 na segunda parcial, a russa se recuperou e manteve o jogo equilibrado até o 4/4. Mais agressiva, a tcheca se manteve à frente com um game de zero e aproveitou o segundo match point que teve no saque da rival, com um winner de forehand cruzado.

Muguruza repete quartas - A vaga na semifinal será decidida em um duelo inédito entre Safarova e a espanhola Garbiñe Muguruza. A número 20 do mundo igualou a campanha de 2014 em Paris, a sua melhor em um Slam, ao derrotar a italiana Flavia Pennetta, 28ª, por 6/3 e 6/4.

A campanha até as quartas também incluiu uma virada sobre a alemã Angelique Kerber, cabeça de chave 11, na terceira rodada. A jogadora de 21 anos foi a sensação em Paris na última temporada, quando surpreendeu a norte-americana Serena Williams e só parou em Sharapova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar