01/06/2015

Federer supera Monfils e pega Wawrinka nas quartas em Paris

Num dia completamente diferente da véspera, Roger Federer aproveitou o saibro bem mais veloz e não deu chances ao francês Gael Monfils na retomada do duelo válido pelas oitavas de final de Roland Garros. Depois de sair com 6/3 e permitir igualdade por 4/6 no domingo chuvoso, o número 2 do mundo marcou 6/4 e 6/1 nesta segunda-feira em grande estilo.

Com isso, está garantido o duelo todo suíço nas quartas de final, já que Stan Wawrinka confirmou sua vaga com vitória tranquila em cima de Gilles Simon ainda no domingo. Federer tem ampla vantagem de 16 vitórias em 18 partidas diante do amigo e parceiro de Copa Davis, tendo triunfado nos três mais recentes, incluindo a fácil vitória na semifinal de Roma de duas semanas atrás, por 6/4 e 6/2. Os dois também se cruzaram duas vezes nas oitavas de Paris, e Stan não ganhou set.

Monfils pareceu estar resfriado e com isso cometeu erros imperdoáveis. Cedeu logo o game inicial do terceiro set e isso facilitou muito a vida de Federer, que encontrou um piso mais veloz e assim ideal para seu estilo muito agressivo. Poderia ter simplicado ainda mais, porém Monfils salvou três break-points no quinto game com grandes serviços. Com 5/3, Federer correu o único real risco, porém evitou a quebra com saque cruzado, completando em seguida o placar.

Talvez em função do mal estar, Monfils foi presa fácil no quarto set, escolhendo muito mal as jogadas e permitindo a Federer ser mais agressivo e versátil. O suíço saiu novamente com quebra, saltou para 3/1 e aí novamente tomou o saque adversário, que parecia sem forças para tentar algo diferente.

Esta foi a nona vitória de Federer sobre Monfils em 13 duelos, interrompendo sequência de duas derrotas no saibro, na final da Copa Davis e em Monte Carlo. Também foi a quarta vez que o suíço eliminou o francês em pleno Roland Garros. Fato curioso, toda edição em que Federer derrotou Monfils no caminho, atingiu a final do Slam parisiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar