O espanhol Rafael Nadal levou um susto, cedeu um set que estava dominado, mas cumpriu a sua parte no enredo programado para este Roland Garros e está nas quartas de final à espera do número 1 do mundo Novak Djokovic. O eneacampeão superou o norte-americano Jack Sock, por 6/3, 6/1, 5/7 e 6/2, com esforço de 2h55.
Rafa ameniza assim as críticas quanto a sua fase de resultados pouco convincentes que antecederam o Aberto da França. Sem títulos pela primeira vez no saibro europeu, com derrotas inesperadas para adversários que costumava dominar, ele terá a chance de manter a hegemonia sobre Djokovic, caso o sérvio confirme o favoritismo diante de Richard Gasquet. Nadal ganhou todos os seis duelos que fez contra Djokovic em Roland Garros.
Esta é a 10ª vez que o canhoto espanhol atinge as quartas de final em Paris, deixando para trás Andre Agassi e Guillermo Vilas. A marca só é superada pelo suíço Roger Federer, que soma agora 11. Esta foi sua 70ª vitória em 71 jogos no torneio, recorde absoluto, e a 195ª em eventos de Grand Slam, nível em que até hoje sofreu tão somente 26 derrotas.
Os dois primeiros sets foram muito tranquilos para Nadal, que pareceu recuperar toda sua força e precisão dos golpes contra Sock. O espanhol abriu 3/0, com duas quebras, ainda perdeu um serviço no quarto game, porém jamais perdeu o controle. O americano não parecia achar o tempo de bola e as tentativas de ataque eram frustradas. Perdeu outro saque o set e entrou num buraco tremendo, salvando-se de levar um 'pneu' por duas vezes antes de confirmar seu único serviço do segundo set.
Mais relaxado, Nadal permitiu quatro games equilibrados no terceiro set, porém Sock contribuiu ao anotar duplas faltas consecutivas no quinto game. Dentro de seus altos e baixos, teve então um bom momento, reagindo e empatando, mas perdeu outro saque sem marcar pontos. Parecia que o jogo havia acabado. Nadal no entanto vacilou, perdeu a confiança e Sock passou a arriscar paralelas, surpreendendo a todos e ganhando quatro games seguidos. Para piorar, ainda levou segunda advertência por tempo, tendo de jogar um break-point com o segundo saque. Reclamou, claro, do juiz francês.
A falha custou um pouco da confiança do espanhol. Sua bola ficou mais curta, o saque impreciso e algumas bolas escapavam para fora. Ainda assim, quebrou saque no terceiro game e virou um delicado 0-40 para ir a 3/1, comemorando muito. Foi o atalho definitivo para a vitória, já que Sock ainda lutou até o 4/2, mas perdeu um serviço bobo e em seguida a partida.
Sock tentava ser o primeiro norte- americano a jogar as quartas do torneio desde Agassi em 2003. Aos 22 anos, esta foi sua mais destacada campanha num Slam, numa sequência que incluiu vitórias sobre o cabeça 10 Grigor Dimitrov e a esperança croata Borna Coric. Ele irá aparecer no 31º lugar do ranking na próxima segunda-feira, o que será dois postos melhor que sua mais alta classificação anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar