29/05/2015

Monfils derrota Cuevas e vai às oitavas em Paris

O encerramento da rodada desta sexta-feira em Paris viu mais uma vitória com a “assinatura” de Gael Monfils. Depois de muitas mudanças no domínio da partida, o francês número 14 do mundo escapou de duas quebras de desvantagem contra o uruguaio Pablo Cuevas no quarto set e concretizou a virada após 3h23, com parciais de 4/6, 7/6 (7-1), 3/6, 6/4 e 6/3.

A vitória sofrida garante o aguardado encontro com o suíço Roger Federer nas oitavas de final de Roland Garros. O cabeça de chave 13 venceu os dois últimos duelos entre eles, ambos no saibro, na final da Copa Davis-2014 e no Masters 1000 de Monte Carlo, em abril. O ex-número 1, porém, lidera o retrospecto por 8 a 4.

Esta será a sexta vez que Monfils joga pelas oitavas de final em Paris. Seu melhor resultado foi a semifinal em 2008, quando perdeu justamente para Federer, em quatro sets. Eles voltaram a se enfrentar nas quartas de final de Roland Garros em 2009 e 2011, quando o suíço prevaleceu em sets diretos.

Cuevas começou a partida muito firme com o serviço (80% de aproveitamento) e não deu nenhuma oportunidade de quebra para Monfils no primeiro set. Mais agressivo, somou 15 winners contra 7 do francês e aproveitou o primeiro game em que teve break point para fazer 4/3 e segurar a vantagem.

A situação se inverteu no segundo set, com Monfils passando a acertar 85% de primeiro saque e Cuevas caindo para 48%. Eles trocaram quebras com muitos erros no sexto e no sétimo games e o francês foi praticamente perfeito no tiebreak. Agredindo na devolução e pressionando junto à rede, o cabeça 13 levantou a barulhenta torcida e empatou a partida.

Os ralis e o equilíbrio permaneceram no terceiro set, que acabou decidido em erros de Monfils. O francês desperdiçou dois break points no quinto game e praticamente entregou a parcial ao perder o serviço quando sacou em 3/4.

Demonstrando incômodo no pé esquerdo desde o segundo set, Cuevas recebeu atendimento médico e, simultaneamente, Monfils também teve uma proteção no joelho esquerdo reforçada. No início do quarto set, o francês não repetiu a intensidade das outras parciais e sofreu duas quebras. Quando a vitória parecia encaminhada, com 4/1 e saque, o uruguaio sentiu o momento. Cometendo inúmeros erros, Cuevas perdeu cinco games seguidos e colocou Monfils e a torcida de volta no jogo.

Os altos e baixos no início do quinto set deixaram o jogo imprevisível. O uruguaio parecia ter esquecido a parcial anterior, fazendo 1/0 e 40-15. Então entregou oito pontos seguidos e a vantagem desapareceu. Monfils aproveitou a nova oscilação do rival para abrir 4/1 e a partir daí seguiu empurrado pela torcida e confirmou todos os games de serviço. O longo histórico de “maratonas” do francês em Roland Garros agora tem 10 vitórias e três derrotas em cinco sets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar