29/05/2015

Federer derrota Dzumhur e atinge as oitavas em Paris

Acostumado a tantas façanhas e recordes, o suíço Roger Federer ampliou mais uma marca importante em sua carreira, ao atingir nesta sexta-feira a rodada de oitavas de final de Roland Garros. Esta é a 13ª vez e a 11ª consecutiva em que vai tão longe no saibro parisiense. A vitória foi tranquila sobre o pouco conhecido Damir Dzumhur, único tenista da Bósnia a jogar um Grand Slam, com placar de 6/4, 6/3 e 6/2.

O suíço passa assim pela primeira semana do Aberto francês sem perder um único set, tendo superado o colombiano Alejandro Falla e o espanhol Marcel Granollers nas duas primeiras rodadas. Seu próximo adversário sairá do duelo da tarde entre o ídolo local Gael Monfils e o uruguaio Pablo Cuevas. No ano passado, Federer parou na quarta rodada em derrota de cinco sets diante do letão Ernests Gulbis.

Esta foi a 64ª vitória de Federer em Roland Garros ao longo de 17 participações e um total de 79 partidas. Ele só é superado, claro, pelo espanhol Rafael Nadal, que já soma 68 em 69 com a campanha que fez até aqui.

A partida contra Dzumhur foi consideravelmente tranquila, apesar do forte vento sobre a quadra principal, o que nunca agradou Federer. O suíço obteve uma única quebra no set inicial, na altura do quinto game, o que foi o suficiente. Apesar de alguns games mais difíceis no serviço, não sofreu ameaças.

A série seguinte começou diferente. Dzumhur perdeu logo o saque inicial e desperdiçou três breaks-points nos dois games seguintes em que o suíço sacou. Não teve sucesso e Federer abriu 5/1. Por fim, o bósnio teve o esforço recompensado e tirou um saque, mas isso só serviu para o cabeça 2 jogou com maior seriedade e fechar o set no game seguinte. O ponto final, com passada de slice, foi espetacular.

Totalmente sob controle, Federer aguardou a chance de pular à frente no quarto game e se esforçou para fechar logo a partida no saque adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar