29/03/2015

Bellucci derrota Cuevas e avança em Miami


Belluci vence chileno de virada (Foto: EFE/Gastón de Cárdenas)

A noite de sábado foi longa para Thomaz Bellucci. O paulista jogou "em casa" no Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos. Com a ajuda da torcida brasileira, presente em grande número e fazendo muito barulho, ele superou as dores na coxa da perna direita e o uruguaio Pablo Cuevas para avançar à terceira rodada do torneio. De virada, o número 2 do Brasil e 81 do mundo fez 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/2 e 7/5, em 2h37 minutos de jogo.
Na próxima fase, o adversário de Bellucci será o ucraniano Alexandr Dolgopolov (65º), que passou por Tommy Robredo (18º) em um jogo duro por 2 sets a 1. Bellucci voltará à quadra em Miami neste domingo por volta das 16h (de Brasília) para atuar na chave de duplas, ao lado de João Souza, o Feijão. Os brasileiros enfrentarão os espanhóis Marcel Granollers e Marc López.
Bellucci soma agora cinco vitórias e nove derrotas na temporada 2015. O paulista vinha de resultados negativos nas estreias do Aberto do Brasil, Rio Open, ATP de Buenos Aires, Masters 1000 de Indian Wells e Challenger de Irving, além de nos dois jogos da série de oitavas de final da Copa Davis contra a Argentina, em Buenos Aires. Foram três vitórias no ATP de Quito, em fevereiro, e uma no Masters 1.000 de Miami sobre Lleyton Hewitt.
Bellucci e Cuevas já haviam se enfrentado duas vezes, ambas com vitórias do uruguaio. O primeiro encontro foi em 2011, nas quartas de final do ATP de Estoril, com triunfo por 2 sets a 0. Depois, em 2013, eles se encontraram no Challenger de Buenos Aires com Cuevas vencendo novamente por 2 a 0.
O JOGO
A exemplo da partida de estreia contra Lleyton Hewitt, Bellucci voltou a cometer um alto número de erros não forçados. Ao longo do primeiro set foram 22 contra apenas 12 de Cuevas e cinco winners anotados contra 8 do rival. Foi justamente através dos erros do brasileiro que o uruguaio conseguiu anotar suas quebras de saque no segundo e oitavo games do primeiro set, no qual venceu por 6/2. Em contrapartida, Cuevas tinha pouca dificuldade para confirmar os serviços, acertava fortes golpes de direita e não deu uma chance de quebra sequer.
No segundo set, Bellucci começou atrás. Para piorar, durante uma disputa, caiu em quadra sentindo muitas dores na parte de trás da coxa direita. Prontamente foi atendido pelo fisioterapeuta e passou a ter problemas para chegar nas bolas. O brasileiro resistiu, mas seguiu mancando e tentando se alongar, enquanto Cuevas dominava as ações. O uruguaio diminuiu o ritmo, dando espaço para o número 2 do Brasil voltar ao jogo. Bellucci empatou e depois quebrou o saque do rival três vezes seguidas para levantar a torcida brasileira em Miami (5 a 2) - nesse meio, ainda foi quebrado. O paulista sacou e fechou o set em 6/2 para deixar o jogo igual.
O set decisivo começou igual. Os dois tenistas confirmavam os serviços, mas com certa dificuldade. Quando estava 2 a 2, Bellucci teve a chance de quebra. Atacou na linha, mas o árbitro deu bola fora. No desafio, a imagem mostrou ponto do brasileiro, que reclamou da marcação errada. A jogada voltou e, na sequência, Cuevas conseguiu se salvar e confirmar o saque: 3 a 2. Na parada, foi a vez do uruguaio pedir atendimento médico por conta de um corte na perda direita após uma queda - o que irritou o paulista.
A torcida verde e amarela fazia barulho nas arquibancadas, mas o uruguaio não se intimidou. A parcial continuou equilibrada até o 11º game. Bellucci se impôs e quebrou o serviço, precisando apenas confirmar seu saque para vencer. E foi o que aconteceu. Depois de 2h37 de "batalha", o brasileiro fez 7/5 e 2 a 1 para avançar à terceira rodada em Miami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar