31/03/2015

Bauru vence Mogi das Cruzes e garante 1º lugar no NBB

O Bauru Basquete segue acumulando vitórias e marcas na atual temporada. Na noite desta terça-feira, atuando no ginásio Panela de Pressão, em Bauru, o time comandado pelo técnico Guerrinha venceu o Mogi das Cruzes por 97 a 75, em partida válida pela 29ª e penúltima rodada da fase de classificação, e não só garantiu por antecipação a liderança desta etapa da competição como igualou o número de vitórias absolutas (incluindo os playoffs) em sequência, marca até agora em poder do Flamengo, com 24 triunfos na temporada 2008/2009. 
Alex Garcia, cestinha da partida com 31 pontos, também atingiu marca histórica: superou os 4 mil pontos na história do NBB – com os 31 anotados nesta terça, chegou aos 4.007. O feito só havia sido alcançado por Marcelinho Machado, do Flamengo, e Shamell, do Mogi.
O triunfo bauruense, o 27º em 29 jogos (93,1% de aproveitamento), também coloca o time em posição de derrubar mais uma marca flamenguista, a de melhor campanha em fase de classificação de todos os tempos do NBB, também conquistada na temporada 2008/09, com 26 vitórias em 28 jogos (92,9% de aproveitamento). Para superar este percentual, basta ao Bauru vencer seu último jogo da fase de classificação, em casa, contra o São José. O Mogi das Cruzes segue na quarta colocação, com campanha de 20 vitórias em 29 jogos (68,9% de aproveitamento), sem risco de perder a posição, mas com a missão de roubar do Flamengo o terceiro lugar praticamente abortada.
Para chegar à importante marca de 24 vitórias seguidas, o atual campeão das Américas contou com os desempenhos destacados de Alex Garcia, cestinha da partida com 31 pontos, e Rafael Hettsheimeir (28). Pelo Mogi, Filipin fez 23 pontos e foi o melhor.
Em suas últimas participações pela fase de classificação, Bauru e Mogi das Cruzes jogam na próxima sexta-feira, às 20h: a equipe bauruense segue atuando em casa, no ginásio Panela de Pressão, onde recebe o São José, enquanto os mogianos fazem mais um jogo longe de casa, em Franca, contra o time local, no Pedrocão.
O jogo
Bauru começou a partida em ritmo acelerado e logo começou a abrir frente no marcador graças à pontaria do pivô Rafael Hettsheimeir, que anotou 10 pontos, e do ala Alex Garcia, que contribuiu com mais oito. Além disso, a supremacia nos rebotes defensivos no período (8 a 5) ajudou o time da casa a fechar o quarto inicial em 25 a 18.
Mas em três minutos de segundo quarto a diferença de sete pontos foi pulverizada pelo Mogi, que voltou com uma defesa mais agressiva, um forte jogo de transição e infiltrações certeiras de Filipin, que marcou seis pontos para garantir a virada (28 a 27), obrigando o técnico Guerrinha a parar o jogo. O Mogi manteve-se à frente do marcador, Bauru chegou a encostar a partir de uma falta técnica anotada contra o técnico Paco García, mas o Mogi dominou a parcial, venceu por convincentes 22 a 13 e foi para o intervalo na frente: 40 a 38.
Na volta dos vestiários, as equipes entraram em quadra com os nervos à flor da pela, com muitos choques no garrafão e reclamações contra a arbitragem de lado a lado. Mogi chegou a abrir boa  vantagem (49 a 41), mas Bauru voltou ao jogo em um ataque de seis pontos de Alex Garcia, que acertou de três, Murilo sofreu falta, e Alex, de novo, mandou do perímetro. Alex seguiu certeiro (já havia anotado 11 no período, chegaria a 14), Bauru abriu vantagem (59 a 53), e um “air ball” de Filipin obrigou Paco García a parar o jogo para acertar seu time. Mas Bauru foi arrasador, marcou 27 a 14 no período e foi para o quarto final com boa vantagem: 65 a 54.
No quarto final, Hettsheimeir e Filipin iniciaram um duelo particular de tiros de três pontos, mas com ligeira vantagem para o bauruense que, após também anotar dois pontos numa bela ponte aérea em assistência de Robert Day, ajudou o time bauruense a disparar no marcador na metade do período, com 21 pontos de frente (87 a 66). No final, mais uma vitória bauruense, por 97 a 75.
Bauru x Mogi, Bauru, Basquete, NBB (Foto: Sérgio Domingues)Murilo Becker se livra da marcação e se aproxima da cesta (Foto: Sérgio Domingues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar