27/02/2015

Azarenka vence Venus e faz final em Doha


2015/azarenka/0223_doha_vibra_int.jpg

Os ares de Doha com certeza fazem muito bem a Victoria Azarenka. Campeã em suas duas últimas aparições no torneio de nível Premier, em 2012 e 2013, a bielorussa garantiu-se mais uma vez na decisão.

Para isso, Azarenka precisou nesta sexta-feira quebrar um tabu no duelo de ex-líderes do ranking com Venus Williams. Após 2h18 de disputa, a bielorrussa conseguiu a virada com placar de 2/6, 6/2 e 6/4, e obteve sua primeira vitória em cinco confrontos.

Em busca de seu 18º título na carreira, Azarenka disputa sua 33ª decisão, sendo a primeira desde o retorno às quadras. A bielorrussa teve um 2014 complicado, lutando com lesões no pé esquerdo e joelho direito, e despencou no ranking, ocupando hoje a modesta 48ª colocação. Como não disputou a edição passada, Azarenka pode somar até 470 pontos no ranking e subiria ao 33º lugar.

Assim, ainda que o Premier de Doha tenha sido rebaixado em termos de pontuação a partir deste ano, Azarenka pegou uma chave duríssima em que todas as rivais eram melhores ranqueadas: Angelique Kerber (11ª), Elina Svitolina (27ª), Caroline Wozniacki (5ª) e Venus Wiliams (17ª) em seu caminho até a final.

A adversária deste sábado será a canhota tcheca Lucie Safarova, que busca seu sexto título na carreira e passou com 6/3 e 6/2 pela espanhola Carla Suárez Navarro. Azarenka venceu todos os seis jogos que fez contra Safarova, hoje a 15ª do ranking mundial. A bielorrussa cedeu um único set, exatamente no último confronto, no saibro de Madri em 2011.

Reconhecida como uma das melhores devolvedoras de saque de todo o circuito, especialmente no período em que foi número 1 do mundo, Azarenka apostou na eficiência no fundamento para neutralizar o potente saque de Venus, conquistando quatro quebras em toda a partida, contra três de Venus.

Um dado curioso e que demonstra o equilíbrio da partida disputada nesta sexta-feira foi o maior número de pontos vencidos pela americana no total. Foram 93 para Venus contra 91 de Azarenka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar