29/10/2014

Federer derrota Chardy e avança em Paris


2014/federer/1029_paris_backhand_int.jpg

Mesmo sem apresentar o seu melhor tênis, o suíço Roger Federer conseguiu passar pela estreia no Masters 1000 de Paris. Só que para derrotar o francês Jeremy Chardy, nesta quarta-feira, ele sofreu bastante e levou 2h31 e três sets, com dois tiebreaks, sacramentando o triunfo com o placar final de 7/6 (7-5), 6/7 (5-7) e 6/4.

"Chardy foi um adversário difícil para mim no passado, então sabia o que poderia ser vir pela frente", avaliou Federer, que foi derrotado pelo francês no saibro de Roma. "Poderia ter perdido o primeiro set, assim como poderia ter vencido o segundo. Acho que conforme o jogo foi se alongando, eu realmente comecei a jogar melhor e a criar mais oportunidades", acrescentou o número 2 do mundo.

Brigando pela liderança do ranking, o suíço precisa ir no mínimo até a final no Palácio de Bercy para ter chance de destronar o sérvio Novak Djokovic. Seu próximo compromisso na competição será contra o francês Lucas Pouile, 176º do ranking mundial. Depois de furar o qualificatório e tirar o croata Ivo Karlovic na estreia, o jovem tenista de 20 anos voltou a surpreender e eliminou o cabeça 16 italiano Fabio Fognini por 7/6 (7-5) e 7/6 (9-7)

O jogo não começou nada bom para Federer, que logo no segundo game teve o saque batido e viu em seguida o rival francês abrir 3/0. Sem conseguir encaixar seu melhor tênis, o suíço sofreu para buscar o placar e quase não levou outra quebra, salvando um break-point no sexto game. Chardy não aproveitou o dia ruim do número 2 do mundo e acabou permitindo sua reação.

Quando sacava para fechar a parcial, em 5/3, Chardy teve o saque pressionado e acabou levando a quebra. Logo depois, o suíço teve um enorme trabalho para se manter vivo no set, mas salvou os quatro set-points que enfrentou e deixou tudo igual em 5/5. No game seguinte, Federer deu a impressão que poderia fechar sem precisar do tiebreak, já que quebrou o francês e iria sacar em seguida.

Só que o dia não estava dos melhores para o número 2 do mundo, que acabou perdendo mais um game de saque e teve que definir a sorte no desempate. Com um mini-break obtido logo de cara, Federer manteve a vantagem até sacar em 6-4 para fechar, mas novamente vacilou e prolongou a decisão. Ela veio um pouco depois, graças a um erro não forçado de Chardy em um ponto em que estava no saque.

Ainda sem demonstrar um tênis vibrante, Federer teve um pouco menos de complicação no segundo set. Desta vez ele não precisou salvar um break-point sequer e ainda teve dois match-points a seu favor quando Chardy sacava pressionado em 4/5. Como o suíço não aproveitou as duas únicas oportunidades do set, precisou mais uma vez encarar um tiebreak em que desta vez levou a pior.

No set decisivo, Federer finalmente saiu na dianteira, aproveitando uma quebra já no primeiro game. Em seguida, ele precisou salvar um break-point, não tendo mais problemas com o saque até o fim. O suíço ainda teve mais quatro chances de quebra a seu favor, mas não aproveitou uma sequer, o que não o impediu de fechar a fatura no décimo game com três bons saques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar