Em jogo carregado de tensão, discussões e até confusão no gramado, o Atlético-PR conseguiu abrir vantagem na briga por vaga na final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o time recebeu o Grêmio na Vila Capanema, em Curitiba, e fez 1 a 0, com gol de Dellatorre, resultado que dá o direito de empatar no confronto de volta para ficar com a vaga inédita.
O Grêmio não conseguiu fazer frente jogando sem os homens de frente - Barcos, Kleber e Vargas estavam suspensos após as quartas de final contra o Corinthians. Agora, o time gaúcho precisa de vitória por dois gols de diferença no confronto de volta para se classificar. Se vencer por 1 a 0, a vaga será definida nos pênaltis. Para o Atlético-PR, qualquer empate ou derrota por um gol de diferença, desde que balance as redes fora de casa, serve.
Gol do Atlético-PR aconteceu minutos após confusão no gramado contra o Grêmio Foto: Giuliano Gomes / Gazeta Press
Gol do Atlético-PR aconteceu minutos após confusão no gramado contra o Grêmio
Foto: Giuliano Gomes / Gazeta Press
Atlético-PR e Grêmio voltam a se enfrentar na quarta, às 21h50 (de Brasília), na Arena Grêmio, em Porto Alegre. Pelo Campeonato Brasileiro, o time paranaense enfrenta o Internacional às 19h30 do domingo, no Estádio Durival de Brito, em Curitiba. Já os gaúchos pegam o Bahia dentro de casa, às 17h.
Sem o trio ofensivo formado por Vargas, Barcos e Kleber - todos suspensos -, o Grêmio teve dificuldades para fazer frente ao Atlético-PR, mas manteve o jogo equilibrado até os 30min do primeiro tempo. Foi quando uma confusão irritou os jogadores em campo: a entrada dura de Ederson, que bloqueou de sola um chute de Rhodolfo no meio-campo.
Houve desentendimento, e a situação piorou quando Paulo Baier acertou o rosto de Bressan com os braços, em meio ao empurra-empurra. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro se limitou ao cartão amarelo para Ederson. Seis minutos depois, ele deu cruzamento da direita para a cabeçada de Dellatorre, abrindo o placar para o Atlético-PR.
Antes do intervalo, Dida ainda salvou o Grêmio de levar mais um: Ederson recebeu pela direita aos 43min e tocou para trás, onde Everton chutou cruzado para grande defesa do goleiro. No segundo tempo, o Atlético-PR voltou a se impor em campo e assustou aos 6min, em chute cruzado de Ederson desviado levemente por Dellatorre e defendido por Dida.
Gremistas reclamam com arbitragem durante derrota em Curitiba Foto: Felipe Gabriel / Agência Lance
Gremistas reclamam com arbitragem durante derrota em Curitiba
Foto: Felipe Gabriel / Agência Lance
O Grêmio, aos poucos, foi se soltando e oferecendo perigo ao Atlético-PR, que passou a considerar a vitória mínima um bom negócio. Aos 33min, Elano cobrou falta da esquerda, Riveros ficou com a sobra e chutou por cima do gol, assustando os atleticanos. Depois, aos 36min, Elano recebeu cruzamento de Ramiro com liberdade, mas cabeceou fraco e fácil para a defesa de Weverton.
Na melhor chance gremista na etapa final, já aos 45min, Pará levantou a bola pela direita, e Riveros, sozinho, cabeceou rente à trave direita, desperdiçando. O Atlético-PR conseguiu confirmar a vitória e a vantagem na briga pela vaga na final da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA  ATLÉTICO-PR 1 X 0 GRÊMIO - Copa do Brasil
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR) 
Data: 30 de outubro de 2013, quarta-feira 
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG) 
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)
Cartões amarelos: Ederson (Atlético-PR); Alex Telles e Bressan (Grêmio)
Gols: 
ATLÉTICO-PR: Dellatorre, aos 36 minutos do primeiro tempo
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Deivid, Zezinho (João Paulo), Everton e Paulo Baier (Frán Mérida); Dellatorre (Ciro) e Ederson
Técnico: Vagner Mancini
GRÊMIO: Dida; Werley, Bressan e Rhodolfo; Pará, Souza, Ramiro, Riveros e Alex Telles; Lucas Coelho (Elano) e Yuri Mamute (Paulinho) 
Técnico: Renato Gaúcho
Terra