Em alta após a final da Liga dos Campeões da Europa entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, a seleção alemã venceu o Equador, nesta quarta-feira, por 4 a 2, em amistoso realizado em Boca Ratón, nos Estados Unidos.
Apesar de ter escalado um time completamente reserva, sem nenhum jogador dos clubes finalistas da Champions, a Alemanha contou com grande atuação de um experiente jogador para triunfar em solo norte-americano. Lukas Podolski, 27 anos, marcou dois dos quatro gols germânicos da partida.
O primeiro deles saiu logo aos nove segundos de partida. Os equatorianos saíram jogando com toques para trás, até que o zagueiro Achilier falhou e entregou a bola de graça para o atacante bater com firmeza na saída de Banguera. O segundo dele foi anotado aos 16 minutos, 12 após Lars Bender ter ampliado o marcador.
O meia do Bayer Leverkusen, aliás, também marcou o quarto tento alemão, ainda aos 23 minutos, após bela troca de passes no campo ofensivo.
Completamente apático, o Equador, que ficou sem chutar uma bola a gol até os 29 minutos, foi para cima e conseguiu diminuir o placar ainda antes do intervalo, com Valencia, aos 44.Na etapa complementar, os alemães diminuíram o ritmo e passaram a administrar o resultado. Aproveitando-se disso, a seleção equatoriana começou a imprimir mais velocidade nos ataques e chegou ao segundo gol, aos 38 minutos, após bela cobrança de falta de Ayoví.
O amistoso serviu como teste para as eliminatórias da Copa de 2014. Vice-líder do torneio sul-americano, a seleção equatoriana volta a campo na sexta-feira, dia 7 de junho, fora de casa, contra o Peru. Na terça-feira seguinte, recebe a primeira colocada Argentina, no Estádio Olímpico de Atahualpa.
Líder de seu grupo nas eliminatórias, a Alemanha ainda joga duas partidas amistosas (neste domingo, contra os EUA, em Washington, e dia 13 de agosto, contra o Paraguai, em Kaiserslautern) antes de voltar a atuar pelo torneio classificatório, dia 6 de setembro, contra a Áustria, dentro de casa.
Gazeta EsportivaGazeta Esportiva