29/04/2013

Paragominas vence Tuna de virada e está na final da Taça Estado do Pará


A chuva atrapalhou, encharcou o gramado e até fez faltar luz no estádio Arena Verde, o que atrasou o início da partida. Mas não foi o suficiente para atrapalhar o Paragominas, que, de virada, venceu a Tuna Luso e está classificado para a final da Taça Estado do Pará, o segundo turno do Parazão. O resultado também fez com que a Águia do Souza seja rebaixada para a primeira fase do estadual no ano que vem.
Vale ressaltar que o confronto entre Paragominas e Tuna estava marcado para começar às 17h, mas a forte chuva que caiu sobre a cidade do sudeste paraense fez com que o faltasse luz na região. Como de praxe, o sistema de drenagem do estádio não funcionou e o gramado ficou encharcado, com várias poças de águas, que atrapalharam o desenrolar na partida. Mesmo com muitos minutos de atraso, os times entraram em campo e brigaram pela sonhada vaga na final do turno.
Tuna começa melhor, mas leva pressão dos donos da casa
O primeiro tempo mostrou muito equilíbrio entre as duas equipes. Os visitantes começaram surpreendendo o Jacaré, jogando de forma bastante ofensiva. Logo no primeiro minuto de jogo, o atacante cruzmaltino Lucas mandou uma bomba de fora da área, mas Maycki Douglas, atento, conseguiu a defesa. Depois, aos 14 minutos, foi a vez de Daniel arriscar de longe, a bola ainda bateu na trave e saiu pela linha de fundo.
Cacaio, técnico da Tuna (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)Na frente do placar, Cacaio retrancou o time, mas
acabou sendo derrotado (Foto: Marcelo Seabra /
O Liberal)
Poucos minutos depois, o placar foi inaugurado. O atacante Lucas foi derrubado na área e o árbitro Dewson Fernando Freitas sinalizou a penalidade máxima. Na cobrança, Fabrício bateu no canto esquerdo e Maicky Douglas espalmou para o meio da área. No rebote, a bola parou em uma poça d’água e Fabrício bateu no outro canto, aos 17 minutos. Era o gol que colocaria a Águia do Souza na final e, de quebra, evitava o rebaixamento.
Daí para frente, o PFC acordou no jogo e começou a pressionar os tunantes. Após cobrança de escanteio, aos 22 minutos, Rubran cabeceia e Dida fez difícil defesa. No rebote, o zagueiro Preto Barcarena despachou para longe da área. Dez minutos depois, após cruzamento da direita, Lourinho manda de cabeça no travessão. O goleiro Dida nada pôde fazer.
A Tuna ainda tentou ampliar o placar com Daniel Papa-Léguas, logo em seguida. Porém, também após cruzamento da direita, Papa-Léguas erra o tempo da bola e não acerta o chute, caca a cara com o goleiro paragominense.
Técnico mudam times e Paragominas pressiona visitante
Precisando pelo menos do empate para conseguir a classificação, o técnico Charles Guerreiro fez a sua primeira substituição logo no intervalo. Ele sacou o meio-campista Lourinho para a entrada do atacante Adriano Miranda, na tentativa de dar mais velocidade ao ataque.
A Tuna tentou mostrar que ainda queria mais um gol, para dar tranquilidade na partida. Ângelo chutou forte da entrada da área, mas Maycki Douglas fez difícil defesa. Porém, a resposta do PFC veio rápida. No minutos seguinte, Adriano Miranda entrou na área e chutou forte, a bola ainda desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.
Na primeira metade da etapa final, os donos da casa tinham maior posse de bola, mas encontravam dificuldades de penetrar na defesa da Tuna. Aos 22 minutos, o Jacaré conseguiu armar um rápido contra-ataque. Jayme finaliza e Dida faz grande defesa, salvando o time da capital.
Aos 29 minutos, Beá, que entrou em campo no lugar de Jayme, entra na área com a bola, mas Dida sai bem do gol e consegue evitar o gol paragominense. Vendo a pressão exercida pelo time da casa, o técnico Cacaio, da Tuna, resolve tirar o atacante Daniel Papa-Léguas para colocar o zagueiro Darlan.
Aleílson, atacante do Paragominas (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)Aleílson fez o gol que garantiu a classificação do Paragominas (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)
A tática não funcionou. Na verdade, só fez atrair mais o PFC para a área tunante. Após tanto pressionar, aos 38 minutos o Jacaré da Estrada conseguiu o esperado empate em jogada de bola parada. A bola foi alçada na área e Aleílson subiu mais alto que a defesa tunante e cabeceou no canto, sem chances para o goleiro Dida. Foi o gol da classificação do PFC.
Os cruzmaltinos foram para o desespero e tentaram com tudo a vitória. Em cobrança de escanteio, o goleiro Dida foi para a área tentar o cabeceio, mas a defesa do PFC levou a melhor. Até que, no apagar das luzes, aos 48 minutos, o atacante Beá recebeu no campo de ataque, avançou, driblou Dida e mandou para o fundo das redes. Fim de papo e 2 a 1 para o Paragominas.
Agora, o PFC tem pela frente o Clube do Remo, que venceu o Paysandu na outra semifinal. As partidas serão na próxima quarta-feira, dia 1º de maio, e no domingo, dia 5. Já a Tuna Luso terá que disputar a seletiva para a Segunda Fase do Parazão de 2014.
FICHA TÉCNICA
Paragominas: Maycki Douglas; Rondinelli, Rubran, San e Devan (Eduardo); Paulo de Társio, Ilaílson, Marquinhos e Lourinho (Adriano Miranda); Aleílson e Jayme (Beá). Técnico: Charles Guerreiro.
Tuna Luso: Dida; Ângelo, Max Melo, Preto Barcarena e Léo; Daniel, Maranhão, Fabrício e Pedrinho Mossoró (Maninho); Lucas e Daniel Papa-Léguas (Darlan). Técnico: Cacaio.
Gols: Fabrício, aos 17 minutos do 1º tempo (TUN) | Aleílson, aos 38 minutos do 2º tempo; Beá, aos 46 minutos do 2º tempo (PFC).
Trio de arbitragem: Dewson Fernando Freitas, auxiliado por Marcio Gleidson Correia Dias e  João Paulo Loiola de Sousa.
Público pagante: 4.634
Público credenciado: 400
Renda: R$ 65.510,00
GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar