10/08/2017

Federer vence Ferrer e avança em Montreal

 Mesmo estando longe de apresentar seu melhor nível de tênis, Roger Federer deu continuidade ao bom momento na temporada. O suíço precisou de três sets e 1h56 para superar o espanhol David Ferrer por 4/6, 6/4 e 6/2. O suíço mantém seu perfeito retrospecto contra Ferrer, vencendo todos os 17 encontros entre eles.

Federer também amplia sua série invicta na temporada para 14 partidas. Seu próximo rival é o espanhol Roberto Bautista Agut, que venceu um duelo de três horas contra o francês Gael Monfils por 4/6, 7/6 (7-5) e 7/6 (7-2). Bautista é mais um freguês do suíço e não venceu nenhum set em seis duelos anteriores.

Ferrer iniciou a partida apostando em uma tática agressiva, ao explorar as paralelas e até subir à rede quando teve a oportunidade. Por outro lado, Federer não era consistente nas trocas de bola contra o espanhol e cometia muitos erros não-forçados. O suíço terminou o jogo com 47 erros, 19 deles ainda no primeiro set.

Ferrer teve quatro break points logo no segundo game da partida, mas só conseguiria dois games mais tarde, quando ameaçou o saque do suíço em mais três ocasiões. O espanhol ainda fechou a porta quando enfrentou um 0-40 para liderar por 5/2.

Dois erros de forehand de Ferrer e a firmeza de Federer numa troca de slices fizeram com que o suíço devolvesse a quebra. Entretanto, o ex-número 1 do mundo seguia irregular em seu serviço. Ele chegou a salvar um set point com um ace, mas não evitou uma nova quebra que acarretou a perda da parcial.

Um breve momento de perda de intensidade do espanhol custou-lhe uma quebra na abertura do segundo set. Entretanto, Federer continuava a oscilar e foi quebrado com uma dupla-falta no quarto game. O suíço tentou mudar a estratégia e levou mais disputas para a rede para voltar a quebrar e abrir 5/3.

Ferrer já não repetia o volume de jogo da parcial anterior e chegou a salvar um set point no saque graças a um erro de devolução do suíço. No game seguinte, Federer seguia irregular e se viu em 15-40, mas saiu da situação desfavorável com uma sequência de bons saques.

Cada vez menos confiante, Ferrer deu praticamente de graça o game de abertura do último set ao cometer uma série de erros de forehand. O espanhol até teria uma oportunidade de buscar o empate logo na sequência, mas pecava pela afobação. A partida ficava cada vez mais sob controle para o suíço, que voltaria a quebrar antes de consolidar a classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar