29/03/2017

Japão goleia Tailândia e lidera Grupo B das Eliminatórias Asiáticas

Dois jogos, duas vitórias convincentes, seis gols marcados, nenhum sofrido e o Japão começou 2017 superando a desconfiança e caminhando a passos largos rumo à vaga na Copa do Mundo da Rússia. Depois de fazer 2x0 nos Emirados Árabes Unidos em Al Ain, os Samurais golearam a Tailândia em casa por 4x0. Mais uma vez, Yuya Kubo foi decisivo na frente, enquanto Kawashima segurou as pontas lá atrás e até defendeu pênalti.

"Tenho que elogiar os jogadores. Foram duas vitórias fantásticas", declarou Vahid Halilhodzic. "Vencemos hoje também, mas não foi um jogo fácil. Acho que vencemos de forma eficiente e com jogadas pragmáticas. Mas o adversário criou muitas chances de perigo", analisou o treinador.

O bósnio teve mais problemas para escalar o time. Além das lesões de Hasebe e Takahagi, Konno e Osako, titulares semana passada, também foram cortados. Sem nenhum volante de origem além de Yamaguchi, o lateral Gotoku Sakai foi improvisado no setor - vale lembrar que ele tem atuado nessa posição pelo Hamburgo. Okazaki ganhou uma chance no ataque para tentar acabar com o jejum de oito jogos sem gol. E ele conseguiu com apenas 19 minutos em campo, ao escorar de cabeça cruzamento de Kubo pela direita. Kagawa já havia inaugurado o placar do Saisuta aos oito minutos, também com assistência de Kubo.


Origem da jogada do primeiro gol: lançamento de Morishige para a corrida de Kubo às costas do lateral esquerdo. O segundo gol também começou de forma parecida, com passe longo de Nagatomo. Com a dificuldade dos volantes Yamaguchi e Gotoku Sakai em levar a bola para frente, os lançamentos do campo de defesa passaram a ser a principal arma japonesa na partida.

A Tailândia não se rendia. Partiu para cima e jogou sem medo. Seus jogadores não tinham receio de tentar um drible ou uma jogada mais ousada. Hiroki Sakai teve dificuldade para segurar Siroch Chatthong pela direita, enquanto Teerasil Dangda ameaçava pela direita. O centroavante Adisak Kraisorn não conseguiu entrar no jogo mas o baixinho e talentoso Chanathip Songkrasin sempre encontrava um companheiro desmarcado e em boa posição. O meia, que se junta ao elenco do Consadole Sapporo no meio do ano, deu um baile em Yamaguchi e exigiu uma defesa difícil de Kawashima.

No fim do primeiro tempo os Elefantes de Guerra pressionaram com força e, em jogada de escanteio, tiveram três chutes bloqueados em sequência, um por Kawashima e dois por Hiroki Sakai. O panorama não mudou na volta do intervalo. Intervenções de Yoshida e Kawashima salvaram os nipônicos. Mas Kubo logo tratou de matar o jogo com um golaço, um chute de fora da área no ângulo. Nos minutos finais, Yoshida decretou a goleada de cabeça, após escanteio batido por Kiyotake. Pelo volume de jogo no ataque, a Tailândia fez por merecer um gol de honra e teve a grande chance em pênalti cometido por Nagatomo em Teerasil Dangda. O próprio Teerasil cobrou mas o inspirado Kawashima voou no canto certo e defendeu.

Na liderança do Grupo B, restam apenas três jogos para os Samurais definirem a classificação para a Copa da Rússia. Dois serão fora de casa. Contra o Iraque dia 13/06 em campo neutro, contra a Austrália dia 31/08 em Saitama (com possibilidade de garantir a vaga nesse jogo) e contra a Arábia Saudita dia 05/09 em Riad ou Jeddah.

Formações iniciais e notas dos jogadores: Kubo decidiu o jogo e foi o melhor em campo. Grandes atuações também de Kawashima e Yoshida no 4-2-3-1 japonês. A Tailândia, que escalou três zagueiros na última rodada, voltou para o 4-4-2 e tentou jogar no ataque. Criou boas chances graças ao talento de Chanathip. Mas sentiu falta do capitão Theerathon Bunmathan, suspenso. Tanto que a lateral esquerda foi o ponto fraco tailandês.


Classificação da fase final das Eliminatórias da Ásia para a Copa 2018:

GRUPO A
1º Irã (17PG, +6SG)
2º Coreia do Sul (13PG, +2SG)
3º Uzbequistão (12PG, +2SG)
4º Síria (8PG, -1SG)
5º China (5PG, -4SG)
6º Catar (4PG, -5SG)

GRUPO B
1º Japão (16PG, +9SG)
2º Arábia Saudita (16PG, +8SG)
3º Austrália (13PG, +5SG)
4º Emirados Árabes Unidos (9PG, -3SG)
5º Iraque (4PG, -3SG)
6º Tailândia (1PG, -16SG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar