30/12/2016

Sporting derrota Varzim e lidera Grupo A da Taça da Liga

O Sporting venceu o Varzim por 1-0 e assumiu a liderança do Grupo A da Taça da Liga em futebol, com seis pontos em duas jornadas, colocando-se na frente por um lugar na ‘final four' da prova.

Num Estádio José Alvalade com 24.752 espetadores, ‘leões' e poveiros proporcionaram um jogo muito interessante, marcado por momentos de qualidade e uma postura desinibida dos dois lados, com Gelson a fazer a diferença, aos 19 minutos.

Ao natural e expressivo domínio do Sporting respondeu o Varzim com atrevimento e garra, sem se entregar ao fatalismo do desequilíbrio entre um ‘grande' e um emblema da II Liga.

Jorge Jesus cumpriu a ideia de dar minutos a alguns jogadores menos utilizados e apostou numa equipa com Beto, Esgaio, Douglas ou Castaignos. Já João Eusébio, fez alinhar um ataque muito dinâmico, com Rui Costa e Tiago Alves.

Sem surpresa, o Sporting impôs um arranque forte, pleno de pressão e combinações rápidas, nas quais Gelson Martins rapidamente ganhou protagonismo.

Depois de tentativas ensaiadas por Castaignos e Campbell, o jovem extremo mostrou o caminho certo para a baliza adversária e inaugurou o marcador, com um remate forte aos 19 minutos, que surpreendeu o guardião Paulo Vítor.

Em desvantagem, o Varzim não se deixou abalar e aproximou-se mais da baliza de Beto. Todavia, o clube da Póvoa de Varzim não conseguiu evitar alguma falta de discernimento nos últimos metros, inviabilizando por culpa própria algumas jogadas bem desenhadas.

A vantagem do Sporting ao intervalo era tão natural quanto justa, mas denunciava também nas entrelinhas uma boa réplica do Varzim. A boa primeira impressão dos forasteiros viria, aliás, a confirmar-se com o arranque da segunda parte.

Perante a incapacidade do Sporting em materializar em golos as várias ocasiões criadas, o jogo manteve-se em aberto, fazendo crescer a crença das centenas de adeptos do Varzim nas bancadas.

Já com Elias e Bryan Ruiz em campo, os ‘leões' tentaram acelerar o ritmo do jogo, ‘à boleia' da inspiração de Gelson Martins.

Contudo, nem empate, nem segundo golo. O 1-0 resistiu teimosamente no marcador, apesar do bom futebol das duas equipas.

O Sporting fechou 2016 com uma vitória justa e está mais perto de carimbar o passaporte para a fase seguinte, precisando apenas de não perder no reduto do Vitória de Setúbal na terceira ronda, marcada para quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar