07/02/2016

Burgos vence Bellucci e fatura o ATP de Quito

Depois de uma grande campanha em Quito, quando chegou à decisão de simples e duplas,Thomaz Bellucci acabou ficando com uma ponta de decepção. No sábado, foi derrotado na final de duplas ao lado de Marcelo Demoliner. Neste domingo, o brasileiro sofreu com uma queda de rendimento e ficou com o vice também no torneio de simples, ao perder para Victor Estrella Burgos, seu algoz no mesmo torneio em 2015. Por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 7/6(5) e 6/2, o dominicano defendeu com sucesso o título do ano passado. Apesar da derrota, Bellucci vai ganhar cinco posições no ranking da mundial e saltar para o 30º lugar.
Thomaz Bellucci na final do ATP de Quito (Foto: Divulgação / Twitter)Thomaz Bellucci na decisão do ATP de Quito contra Victor Estrella Burgos (Foto: Divulgação / Twitter)

- Depois de um bom começo, tive minhas chances no segundo set, que foi decidido nos detalhes. No terceiro set, baixei um pouco a intensidade, o Estrella se aproveitou e tomou conta do jogo - reconheceu o número 1 do Brasil.
O paulista agora volta suas atenções para as disputas dentro do Brasil. Nesta semana, Bellucci não terá mais compromissos e volta a atuar no Aberto do Rio, a partir do dia 15 de fevereiro. Na semana seguinte, será a vez de jogar no Aberto do Brasil, em São Paulo. Em ambos os torneios, ele foi eliminado logo na estreia em 2015, e terá boas chances de somar pontos para seu ranking.
- Gostaria muito de ter sido campeão hoje aqui (em Quito), mas não deu. De qualquer forma, foi uma ótima semana, fiz bons jogos de simples e duplas e os dois títulos escaparam por pouco. Estamos no início da temporada e os resultados aqui nos mostram que estamos num bom caminho. Estou de volta ao top 30, indo jogar dois torneios em casa, o Aberto do Rio e o Aberto do Brasil, e com boas expectativas - afirmou Bellucci.
O jogo
Até a decisão, Estrella Burgos tinha mostrado um saque bastante potente e, com isso, havia sido quebrado apenas duas vezes, o melhor aproveitamento do torneio. Enquanto isso, Bellucci chegava credenciado como o jogador com a melhor devolução. Assim, tinha tudo para ser um confronto decidido nos detalhes. E assim foi o primeiro set. O dominicano manteve a solidez no saque, abrindo o confronto logo com dois aces. Porém, o brasileiro deu o troco e se mostrava muito firme, com alto aproveitamento nos pontos com o serviço. Os jogadores seguiram sem chances de quebra até o nono game, quando Estrella Burgos cometeu erros em sequência e possibilitou Bellucci a concretizar o break point, fazer 5/4 e, em seguida sacar bem para fazer 6/4, com direito a reclamação do dominicano para um ace de Bellucci no penúltimo ponto.
O brasileiro iniciou o segundo set pressionando o saque de Estrella Burgos e conseguiu dois break points, salvos pelo dominicano com dois aces. Os jogadores seguiram firmem nos serviços e sem conseguirem novas chances de quebra até o décimo primeiro game, quando Bellucci saiu de um 40-0 para conseguir um break point. Novamente, o dominicano abusou dos bons saques e manteve novamente o serviço para fazer 6/5. Bellucci sacou bem na sequência e levou a decisão para o tie-break. Porém, diferente do que fez ao longo de todo o set, errou bolas fáceis, exagerou na força em alguns pontos e viu o rival empatar a partida com 7-5 no game desempate.
A derrota no período anterior pareceu ter desestabilizado Bellucci e aumentou a confiança do dominicano. Estrella Burgos começou o terceiro set fazendo algo que ainda não havia conseguido no jogo: conseguiu break points e, depois da quarta oportunidade, quebrou o saque do brasileiro para abrir 2/0 ao confirmar na sequência. Bellucci não conseguia se reencontrar na partida, o que ficou ainda mais evidente quando ele chutou a bola para longe ao cometer uma dupla falta num longo quinto game de dois break points salvos. Para coroar a perda de intensidade do brasileiro, uma nova quebra sofrida dois games depois o fez perder o interesse pela partida. Com Estrella Burgos sacando para o jogo, Bellucci jogou a toalha e pouco se esforçou para esboçar uma reação, culminando na nova derrota para o dominicano.
GASQUET É CAMPEÃO NA FRANÇA
Com uma festa dos donos da casa, a decisão do ATP de Montpellier ficou por conta dos franceses Richard Gasquet e Paul Henri Mathieu (93º). E melhor para no número 10 do mundo e favorito do torneio, que anotou 2 sets a 0 sobre seu compatriota, parciais de 7/5 e 6/4 em 1h48 para ser campeão. O título foi o 13º da carreira de Gasquet e o terceiro em Montpellier, onde ele também levantou o troféu em 2013 e 2015.
Richard Gasquet é campeão em Montpellier (Foto: AFP)Richard Gasquet é campeão em Montpellier (Foto: AFP)
CLEZAR CAI NA DECISÃO DO QUALI E FICA FORA DE BUENOS AIRES
Depois de uma boa vitória na primeira rodada do qualifying, Guilherme Clezar jogou neste domingo por um lugar na chave principal do ATP 250 de Buenos Aires diante do português Gastão Elias (111º). O brasileiro fez um duelo bastante disputado, mas acabou sendo derrotado por 2 sets a 0, parciais de 7/5 7/6(9).
- Foi por pouco. Fizemos um jogo bem equilibrado e estive perto da vitória. Agora é pensar no Rio Open e no Brasil Open - disse Clezar.
No primeiro set, o brasileiro começou um pouco abaixo, sendo quebrado logo no início da disputa. Aos poucos, Clezar equilibrou o confronto e devolveu a quebra. Porém, na parte decisiva, Gastão Elias voltou a conseguir uma quebra e fechou a parcial em 7/5. No set seguinte, os jogadores foram para o tie-break sem cederem break points. Clezar ainda salvou quatro match points, mas não resistiu no fim e acabou derrotado por 11-9 no game decisivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar