16/11/2015

Nadal vence Wawrinka na estreia no ATP Finals

Apenas dez dias depois de travarem um duelo equilibrado e decidido em dois tiebreaks no Masters 1000 de Paris, Rafael Nadal e Stan Wawrinka voltaram a se enfrentar, desta vez pela primeira rodada do ATP Finals. O espanhol devolveu a recente derrota e cedeu só cinco games, marcando as parciais de 6/3 e 6/2 em apenas 1h22, estreando com vitória no grupo Ilie Nastase da competição.

Após marcar sua 14ª vitória em 17 jogos contra Wawrinka, sendo duas para cada lado em 2015, Nadal disputa a liderança no grupo na próxima quarta-feira ao meio dia (de Brasília) contra Andy Murray. O espanhol, número 5 do mundo, leva vantagem por 15 a 6 no retrospecto, mas o atual vice-líder do ranking venceu o único duelo do ano, no saibro de Madri. Já Wawrinka terá jogo de vida ou morte às 18h diante de David Ferrer, contra quem venceu 6 jogos e perdeu 7.

Nadal ainda chegou à 59ª vitória na temporada, sendo a quinta contra top 10. O espanhol de 29 anos está disputando o Finals pela sétima vez e não pôde atuar no ano passado porque estava com apendicite. Seu histórico na competição é de 13 vitórias e 11 derrotas, com vice-campeonatos em 2010 e 2013, respectiavamente em finais contra Roger Federer e Novak Djokovic.

Apesar de jogar mais próximo da linha de base, Nadal fez um jogo seguro e de poucos erros, apenas 12 contra 35 de Wawrinka, que por sua vez liderou a contagem de winners por 29 a 18. O espanhol ainda conseguiu quatro quebras na partida e ofereceu poucas chances no saque, ao enfrentar somente três break points, sofrer uma única quebra e perder só 17 pontos em seu serviço. 

Wawrinka largou com uma quebra de zero jogando em altíssimo nível, com direito a um belíssimo backhand na cruzada para fazer 1/0. Mas logo no game seguinte, o suíço cometeu três erros não-forçados e permitiu que Nadal devolvesse a quebra também de zero. 

O espanhol não daria mais chances em seu saque até o final do set e criaria três oportunidades de quebra no oitavo game. Ainda que Wawrinka salvasse dois break points, apostando em saques abertos, mas novamente pecou pelos erros e permitiu a quebra. Ao fim do set, havia equilíbrio nos winners, 9 a 8 para Nadal, mas 13 erros do suíço contra 8 do adversário. 

Logo no início do segundo set, Wawrinka precisou salvar sete break points para manter o serviço. O número 4 do mundo ainda teve chance de abrir 2/0, mas Nadal evitou a quebra vencendo uma disputa na rede aplicando um lobe no suíço. O espanhol cresceu no jogo, quebraria em mais duas oportunidades para abrir 5/1 e não ser mais ameaçado. Wawrinka chegou a fazer um de seus melhores games de serviço no fim do jogo, quando encaixou dois aces seguidos, mas não evitaria a derrota no game seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar