26/11/2015

Bruno comanda vitória do Franca sobre o Brasília no NBB

O cenário de festa foi montado por parte da torcida do Brasília. Afinal, foram quase sete meses longe do Ginásio da ASCEB. O último jogo no Caldeirão da capital federal havia sido no distante 29 de abril, quando a equipe perdeu por 89 a 76 para o Limeira e deu adeus à sétima edição do NBB. A festa, entretanto, teve sabor amargo no fim. O renovado time de Franca, que não contou com o armador Nezinho e o pivô Thiago Mathias, lesionados, teve a ajuda da boa atuação do ala Isaac, ex-jogador do Brasília, autor de 22 pontos e promoveu uma verdadeira chuva de bolas de três pontos (ao todo, foram 10 acertos) e complicou a vida dos donos da casa. O Brasília não conseguiu fazer valer o fator casa e, depois de muito brigar, amargou a derrota por 106 a 94. O cestinha da partida foi o ala Bruno, do time paulista, autor de 26 pontos. Por Brasília, o maior pontuador foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, com 23 pontos.
Para o maior pontuador da noite, a postura de Franca foi determinante para que os visitantes conseguissem arrancar o resultado positivo jogando dentro dos domínios do Lobo Guará.
- Hoje a gente teve um aproveitamento muito bom no ataque. Sabíamos que para ganhar, a gente teria que fazer uma partida quase perfeita, ou perfeita. O fato de termos tomado 94 pontos não quer dizer que a gente tenha marcado mal, Brasília é que tem muita qualidade ofensiva também. Agora, vamos ter uma sequência de duas partidas em casa e, caso a gente consiga duas vitórias, ficaremos em uma boa posição na tabela - frisou.
Brasília x Franca, NBB (Foto: Brito Júnior/UniCEUB)Ronald teve uma boa atuação, mas não conseguiu impedir a derrota do Brasília diante de Franca (Foto: Brito Júnior/UniCEUB)
Na noite desta quarta-feira, os torcedores fizeram de tudo para receber bem os jogadores do Brasília, que viajaram mais de 7 mil quilômetros entre as disputas de Liga Sul-Americana e do torneio local. Teve de tudo: faixas, chuva de papel picado e muita disposição da arquibancada. Faltou combinar com Franca. Logo no início da partida, os visitantes imprimiram um ritmo impressionante, usando principalmente as bolas de três pontos como arma. Thiaguinho e Schneider acertaram dois tiros cada, ajudados por Bruno e Isaac, que completaram os seis acertos do primeiro quarto. Os primeiros quatro arremessos, por exemplo, foram convertidos sem maiores dificuldades. O Brasília tentava responder com a mesma moeda, mas não tinha a mesma eficiência. O jeito, então, foi tentar o jogo interior. Ronald conseguiu uma bela enterrada e levantou a torcida, mas os lances plásticos não foram suficientes para diminuir o prejuízo dos donos da casa, que viram Franca liderar o placar ao final do primeiro período por incríveis 35 a 28.
No segundo período, as duas equipes passaram a variar mais o jogo. Brasília, entretanto, continuou apostando nas infiltrações, que começaram a surtir efeito. Lucas Cipolini e Deryk Ramos minaram a defesa francana com boas investidas para a cesta. Pelos paulistas, Antônio conseguiu uma bela enterrada que calou o Ginásio da ASCEB. Os visitantes pareciam não se importar com os apupos vindos das arquibancadas. Com um bom aproveitamento em todos os tipos de arremesso, os francanos mandaram na partida e terminaram o primeiro tempo vencendo por 58 a 47.
O domínio de Franca ficou ainda mais intenso na volta do intervalo. O Brasília parecia perdido diante da forte defesa imposta pelos comandados de Lula Ferreira. Os erros, desta forma, foram se acumulando. Para se ter uma ideia do nervosismo candango, a equipe cometeu quatro erros, contra apenas um de Franca. Alheios ao destempero do Brasília, que preferia reclamar da arbitragem, como no lance em que Ronald foi punido com uma falta técnica após bater boca com o árbitro Cristiano Maranho, Franca continuou com o jogo baseado na boa escolha de arremessos e ignorou a defesa brasiliense. A exemplo do primeiro quarto, quando o time teve uma alta pontuação, os francanos anotaram incríveis 28 tentos apenas no terceiro período. Ineficiente, o Brasília teve 23 e viu os visitantes fecharem o terceiro quarto à frente por 85 a 71, após uma breve reação dos donos da casa, que anotaram sete pontos seguidos e diminuíram a desvantagem no marcador.
O bom momento do Brasília, porém, chegou ao fim junto com o terceiro quarto. Franca não se abateu com a reação dos donos da casa e continuou esfriando qualquer tentativa da virada dos tricampeões do NBB que, mais uma vez, se preocuparam mais em reclamar com o trio de arbitragem do que em se organizar em quadra. Desta vez, foi o ala Jefferson Campos quem adicionou uma falta técnica ao seu nome na súmula. Enquanto Brasília reclamava, Franca pontuava de todas as formas, dentro do garrafão ou arriscando do perímetro, os paulistas chegaram a abrir 20 pontos de vantagem, praticamente enterrando as chances dos donos da casa. A pouco menos de três minutos para o fim do embate, o Brasília passou a pressionar Franca com uma marcação de quadra inteira. A mudança deu certo e o time cortou a diferença para sete pontos a 1min46s para o fim da partida. Foi a chave para que a partida ganhasse contornos dramáticos. A torcida incendiou o Ginásio da ASCEB, mas o nervosismo fez com que o Brasília forçasse alguns arremessos que insistiam em não cair. Mais relaxado, o Franca cadenciou o jogo e fechou a partida com vitória por 106 a 94.
Agora, o Brasília tem a chance de se recuperar do revés novamente em casa. Na sexta-feira, o time recebe o Bauru, novamente no Ginásio da ASCEB, às 20h. Franca, por sua vez, volta a atuar em seus domínios. No sábado, a equipe recebe o Caxias do Sul, no Ginásio Pedrocão, às 17h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar