30/10/2015

Federer derrota Goffin e avança à semifinal na Basileia

Pela 13ª vez na carreira, Roger Federer é semifinalista do ATP 500 da Basileia. O suíço, número 3 do mundo, fez a alegria da torcida da casa nesta sexta-feira ao marcar 6/3, 3/6 e 6/1 em 1h37 de disputa diante do belga David Goffin, 17º do mundo, em jogo que marcou a reedição da última final do torneio disputado em quadras duras e cobertas. 

Neste sábado, por volta de 13h, Federer enfrenta o 29º colocado americano Jack Sock, a quem venceu no único duelo anterior em Cincinnati. Sock, que foi finalista em Estocolmo na semana passada, derrotou nesta sexta-feira o também americano Donald Young, por 5/7, 6/4 e 6/2. A primeira semifinal, entre Rafael Nadal e Richard Gasquet acontece não antes de 11h30.

Dono de seis títulos na Basileia, Federer está em busca de sua 11ª final no torneio. Presença constante no torneio, onde já foi até boleiro durante a adolescência, Federer já tem 59 vitórias em casa pode chegar a 61 se for campeão pela sétima vez. Os únicos eventos que ele ganhou mais que este são Halle (onde tem oito títulos), além de sete conquistas em Dubai e Wimbledon.

Aproveitando-se das rápidas condições da Basileia, Federer se arriscou bastante na rede e venceu 24 pontos em 33 possíveis. A esperada devolução de bate-pronto, que ele exibiu durante o verão americano, também apareceu nesta sexta-feira, mas no momento confortável, quando liderava o placar por 5/2. O suíço ainda liderou a contagem de winners por 31 a 17, e cometeu 34 erros contra 23 do adversário.

O suíço aproveitou a única chance de quebra que teve no primeiro set, quando o Goffin se viu em 15-40 no sexto game. Federer chegou a salvar dois break points logo na sequência, no único momento em que foi ameaçado naquela parcial. Do primeiro para o segundo set, Federer deixou o acerto de saque cair de 61% para 36% e passou a dar mais chances ao rival. 

Federer fez só metade dos pontos que disputou em seu saque durante o segundo set e permitiu duas quebras seguidas ao rival, marcando apenas seis winners no set. Ao mesmo tempo, Goffin foi firme nos ralis e também mostrou intimidade nos voleios para empatar o jogo. 

Mas o terceiro set não poderia começar melhor para o suíço que venceu 12 dos primeiros 17 pontos jogados para abrir 3/0. Federer teve amplo domínio da parcial, cedendo apenas três pontos no saque e conseguindo mais uma quebra no sexto game, antes de fechar a partida em seu serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar