29/10/2015

Federer derrota alemão e vai às 4ªs na Basileia

 Depois de uma vitória arrasadora em sua partida de estreia, Roger Federer precisou de uma atuação muito mais sólida para se garantir nas quartas de final do ATP 500 da Basileia. Em 1h38 de partida, Federer derrotou o alemão Philipp Kohlschreiber, 32º do mundo, por 6/4, 4/6 e 6/4. O suíço mantém retrospecto perfeito contra Kohlschreiber, agora com 11 vitórias em 11 jogos.

Só na Basileia, Federer já tem 58 vitórias e pode chegar a 61 se for campeão pela sétima vez. O suíço disputou o torneio entre 1998 e 2003 e depois retornou em 2006 para marcar presença anualmente. Além de ter seis títulos na competição, o suíço ainda tem cinco vice-campeonatos no torneio disputado em casa.

Nas quartas de final, Federer enfrenta o 17º colocado David Goffin. O belga de 25 anos jamais escondeu sua admiração pelo suíço desde a adolescência e já teve a oportunidade de enfrentar Federer duas vezes. O suíço venceu ambos os duelos anteriores, inclusive na final do ano passado deste torneio.

Federer venceu o set inicial sem enfrentar break point e cedeu só seis pontos no saque, sendo apenas dois quando colocou o primeiro serviço em quadra. Mesmo deixando uma chance escapar no primeiro game, o suíço obteve a quebra quatro games mais tarde. Destaque no set para seu desempenho na rede, com 9 pontos em 11 possíveis.

A partir do segundo set, Kohlschreiber conseguiu equilibrar as ações. O alemão reduziu o número de erros de 7 para 4, fez 15 winners diante de 10 na parcial anterior e só perdeu quatro pontos no saque, somente um com primeiro serviço. A igualdade permaneceu até o 4/4, quando Kohlschreiber confirmou tranquilamente e fez Federer sacar em desvantagem. Com 30 iguais no game, o alemão conseguiu winner de forehand na cruzada e depois contou com erro não-forçado do suíço na tentativa de aplicar uma passada no ponto seguinte.

Foi a vez, então, de Federer elevar o nível. Depois de passar dois sets com acerto de saque na casa de 48%, o suíço conseguiu aproveitamento de incríveis 90%, jogando apenas dois pontos com segundo serviço. Perdendo apenas 4 pontos no saque durante a última parcial, Federer esperou pela chance, que veio quando o placar estava empatado por 4/4. Após erro não-forçado do alemão em longo rali, o hexacampeão chegou ao momento de sacar para o jogo e confirmar a vitória em três sets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar