12/09/2015

Djokovic avence Cilic e vai á final em Nova York

Foi uma atuação irretocável do atual número 1 do mundo. Mesmo diante do atual campeão do US Open, Novak Djokovic fez tudo parecer simples. Com um saque afiado e sempre pressionando o rival, o sérvio fez uma partida com um baixo índice de erros e, com direito até a "pneu", atropelou o croata Marin Cilic por 3 sets a 0, parciais de 6/0, 6/1 e 6/2 em apenas 1h26 para alcançar o feito de chegar a todas as decisões de torneios de Grand Slam na atual temporada, além de somar sua sexta final do torneio americano. 
A final masculina do US Open, no próximo domingo, será uma reedição da que ocorreu em Wimbledon, já que Roger Federer também ganhou bem Stan Wawrinka para ir à final. A decisão promete muito equilíbrio. Federer, de 34 anos, e Djoko já se enfrentaram 41 vezes na carreira, com 21 vitórias do suíço e 20 do sérvio. Em US Open eles duelaram cinco vezes, com três vitórias de Roger (2007, 2008 e 2009) e duas de Novak (2010 e 2011). Em 2015, eles se enfrentaram cinco vezes também, com três vitórias de Djokovic e duas de Federer. Eles decidiram o título de Wimbledon, o Grand Slam britânico na grama, com triunfo do sérvio.
O jogo
Foi um primeiro set certamente muito menos equilibrado do que o público poderia imaginar. O atual campeão simplesmente não viu a cor da bola diante do número 1 do mundo em todo o período. Em apenas 24 minutos, Djokovic anotou três quebras e seis games consecutivos para aplicar um "pneu" sobre Cilic. No total de pontos anotados, 26 a 11 para o sérvio, que cometeu apenas três erros não forçados e cedeu apenas três pontos quando tinha o seu serviço.
Marin Cilic x Novak Djokovic na semifinal do US Open (Foto: Reuters)Marin Cilic não mostrou a mesma força dos últimos jogos (Foto: Reuters)
O segundo set começou da mesma forma que o primeiro. Djokovic dominava seus games de serviço, enquanto pressionava o saque do croata, conhecido justamente por ter este fundamento como uma de suas melhores armas. Cilic precisou salvar dois break points para manter o seu game e fazer 1/1. No quarto game, mais um erro não forçado do atual campeão para sofrer outra quebra e ver o sérvio abrir 4/1 na sequência. A pressão pesou sobre o croata, que voltou a ser quebrado e viu Djokovic confirmar seu serviço mais uma vez para anotar 6/1. Novamente, o número 1 cedeu apenas três pontos com seu saque em todo o período.
E não parou por aí. Djokovic abriu o terceiro set novamente com uma quebra, contando com um erro não forçado de Cilic. O sérvio diminuiu o ritmo e, cedendo pontos de graça - até uma dupla falta - foi quebrado no quarto game, colocando o atual campeão no jogo novamente com 2/2. Mas, Djoko estava disposto a encurtar o máximo o seu caminho até a decisão. Com ótimas devoluções, ele devolveu a quebra no game seguinte e anotou mais uma para abrir 5/2 e sacar para o jogo. Esbanjando habilidade e com o saque consistente, ele rapidamente fechou o game e carimbou seu passaporte para a decisão em um erro não forçado de Marin Cilic.
HINGIS E PAES VENCEM DUPLAS MISTAS
Cada vez mais entrosados, a suíça Martina Hingis e o indiano Leander Paes conquistaram mais um título de duplas mistas em torneios Grand Slam na temporada. Após as vitórias na Austrália e em Wimbledon, foi a vez de conquistarem o US Open sobre a dupla americana Bethanie Mattek-Sands e Sam Querrey por 2 sets a 1 na decisão, parciais de 6/4, 3/6 e 10-7 em 1h18.
Dedicada totalmente à disputa dos torneios de duplas, Hingis, de 34 anos, volta a jogar no domingo, quando disputará a decisão feminina ao lado da indiana Sania Mirza, número 1 da categoria. O duelo pelo título será contra a australiana Casey Dellacqua e a cazaque Yaroslava Shvedova.
Martina Hingis e Leander Paes conquistam as duplas mistas do US Open (Foto: Getty Images)Martina Hingis e Leander Paes conquistam as duplas mistas do US Open (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar