28/05/2015

Serena sofre, mas vence alemã e vai à 3ª rodada em Paris


2015/serena/0528_rg_vibra_int.jpg

A chave feminina de Roland Garros esteve perto de ver a sua maior surpresa nesta quinta-feira. Por um set e meio, a norte-americana Serena Williams sofreu com o serviço e muitos erros diante da alemã Anna-Lena Friedsam, apenas 105ª da WTA, e precisou virar a partida para avançar à terceira rodada, com parciais de 5/7, 6/3 e 6/3.

Campeã em 2002 e 2013, Serena havia sido eliminada justamente nesta fase na temporada passada. Diante de uma jogadora fora do top 100, o último revés também aconteceu em Paris, há três anos, na estreia contra a local Virginie Razzano, então 111ª.

O triunfo da norte-americana confirma um dos duelos mais aguardados na primeira semana do torneio. Ela encontra a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka pela segunda vez em menos de um mês. Em Madri, Serena salvou match points e precisou do tiebreak do terceiro set para vencer a 15ª em 18 duelos.

Azarenka teve uma vitória bem mais tranquila do que Serena. Em 61 minutos, a cabeça de chave 27 quebrou o saque da tcheca Lucie Hradecka, 61ª, seis vezes e marcou 6/2 e 6/3. A bielorrussa somou 19 winners e 7 erros contra 15 e 22, respectivamente, da tcheca.

O jogo - O primeiro set viu baixo aproveitamento das duas jogadoras no serviço e nove duplas faltas – cinco de Serena. A número 1 do mundo enfrentou break points em quatro games e sofreu três quebras em 44 minutos. Equilibrando as ações do fundo da quadra, Firedsam contou com 21 erros da favorita, teve o saque em 5/4, mas só fechou a parcial dois games depois.

Sem conseguir impor a sua agressividade, Serena viu a adversária cada vez mais à vontade em quadra. A alemã criou duas oportunidades de quebra no primeiro game e outras duas no quinto. Se o serviço não colaborava, a potente devolução se tornou a principal arma de Serena. Depois de três games com quebras, a norte-americana confirmou o saque para fazer 6/3 e forçar o terceiro set.

Uma quebra no game inicial deu indícios de que Serena iria deslanchar, mas em nenhum momento ela se mostrou confortável na Suzanne Lenglen. Para confirmar a vantagem, a número 1 se viu forçada a jogar a defensiva em alguns ralis e enfrentou dois break points antes de fazer 2/0. A alemã permaneceu na partida, confirmando outros dois games de serviço. Serena, porém, não deu mais chances de recuperação e cedeu um ponto com o serviço até confirmar a vitória após 1h57.

A alemã de 21 anos tinha um único triunfo em chaves principais de WTA nesta temporada. Em sua quarta aparição em um Grand Slam, ela passou da estreia pela primeira vez e deve entrar no top 100 após o torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar