28/05/2015

Nadal vence Almagro com facilidade em Paris

O espanhol Rafael Nadal conseguiu mais uma vitória em sets diretos em sua nova campanha sobre o saibro de Roland Garros. E foi para animar o eneacampeão, já que ele passou pelo sempre perigoso Nicolás Almagro, um especialista do piso, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/1.

Na terceira rodada, o canhoto faz duelo inédito com o russo Andrey Kuznetsov, apenas 120º, que eliminou o experiente austríaco Jurgen Melzer, com parciais de 6/1, 5/7, 7/6 (7-0) e 7/5. O russo de 24 anos nunca alcançou as oitavas de final de um Grand Slam e venceu as primeiras partidas em Paris nesta edição do torneio. 

Esta foi a 13ª vitória de Nadal sobre seu compatriota em 14 duelos e a terceira consecutiva sem perder sets desde a inesperada derrota no saibro de Barcelona do ano passado. Depois de sofrer cirurgia no pé no final da temporada, Almagro despencou no ranking e hoje figura apenas no 154º lugar.

O cabeça 6 aumenta assim sua imbatível marca sobre o saibro de Roland Garros e atinge a 68ª vitória em 69 partidas. Desde sua estreia, em 2005, chegou pelo menos às oitavas de final de todas as edições.

A vitória serve também para melhorar os números de Nadal numa temporada irregular, em que venceu até agora 27 partidas mas sofreu nove derrotas, cinco delas sobre a quadra de terra. Para se ter uma ideia de como isso é expressivo, seu total de derrotas no saibro desde seu primeiro título de ATP, em Sopot e 2004, foi de 20.

Na partida desta quinta-feira, Nadal foi bem mais consistente no fundo de quadra, ainda que tenha sido obrigado a salvar um break-point logo no segundo game. Mas a quebra que obteve em seguida facilitou as coisas. Alternando grandes bolas com erros não forçados, Almagro deu trabalho e obrigou Rafa a jogar seu melhor na defesa e contra-ataques. A maior dificuldade foi fechar a série, após o quinto set-point.

Com game de serviço cedido logo no game inicial do segundo set, Almagro ficou uma presa mais fácil. Num longo sexto game, Nadal ainda salvou um break-point para em seguida quebrar e abrir 5/2. Desconcentrado, Nadal cedeu o saque inesperadamente, mas reagiu bem e fechou o set. Passou a dominar totalmente a partida então, chegando a ter 5/0. Melhor ainda, saiu de quadra com 2h22 de esforço e poupou energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar