03/04/2015

Liga Sorocabana de Basquete vence o Basquete Cearense, mas não evita queda

A Liga Sorocabana de Basquete está rebaixada. A equipe conseguiu fazer a lição de casa e bateu o Basquete Cearense, por 86 a 82, mas a vitória do Rio Claro sobre Macaé, na prorrogação, decretou a queda da LSB. O jogo foi disputado na noite desta sexta-feira, no ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, e era direto na luta contra a degola pela última rodada do NBB. 

Sem chances de classificação e mesmo com a derrota, a equipe de Alberto Bial manteve-se por mais um ano na elite do basquete nacional. Por outro lado, em meio a incertezas causadas pela licença da equipe de Uberlândia, a LSB terá que jogar a Liga Ouro, a segunda divisão da bola laranja. 

Os destaques do jogo foram Daniel Gaúcho, com 33 pontos e 5 rebotes, cestinha do jogo. Clahar fez 14 pontos, 8 rebotes e 3 assistências e Thiago terminou com 13 pontos. No Basquete Cearense, os melhores foram  Araújo, com 17 pontos e 4 rebotes e Davi Rosseto, que encerrou o jogo com 16 pontos. 

O jogo

O duelo começou equilibrado. De um lado, a LSB procurou jogadas de infiltração com os armadores, enquanto o Basquete Cearense foi melhor na transição com velocidade e nos rebotes.  Ainda no começo do jogo, o time do Ceará perdeu Socas, que torceu o tornozelo em jogada defensiva. As equipes trocaram de liderança várias vezes e apenas no fim, o armador Davi, bem equilibrado, guardou um bom chute de três pontos para dar uma vantagem aos cearenses: 19 a 24. 

Sorocaba se deu melhor no começo do segundo quarto. Com uma defesa mais firme, o time conseguiu empatar e virou com um chute de longe do argentino Nocedal. Mas a equipe não embalou, e, de quebra, viu o Basquete Cearense retomar a liderança, abrindo nove pontos de frente.  Precisando da vitória a qualquer custo, a LSB se soltou ao ataque, porém, sem organização, o time de Fortaleza se aproveitou e disparou antes do intervalo: 36 a 52.

Aos gritos de “eu acredito” da torcida, a LSB voltou embalada para o terceiro quarto e a equipe tirou, logo de cara, sete pontos, deixando a vantagem cearense em 9. Os sorocabanos seguiram apertando e chegaram a reduzir a diferença para apenas quatro pontos, porém Davi, com outra de três, devolveu a tranquilidade ao time de Alberto Bial. Os times foram ao último quarto separados por seis pontos: 61 a 67. 
Enquanto o time reagia em quadra, a torcida consultava os celulares para saber quanto estava o confronto do Rio Claro contra Macaé. As notícias não eram boas, os rio-clarenses abriram nove pontos ao final do terceiro período. 

Na quadra, a LSB abusou das tentativas de três pontos, sem sucesso. E quando teve a mesma chance, Fernando Fischer não desperdiçou, deixando o jogo em nove pontos para a equipe de Fortaleza. Novamente a torcida entrou em ação, colocando a LSB no jogo, que em uma grande arrancada, encostou e virou num triplo de Gaúcho, que ainda deu números finais ao jogo: 86 a 82. 

A vitória não acabou com a tensão e os dois times permaneceram em quadra aguardando o resultado de Rio Claro x Macaé. A torcida sorocabana ensaiou gritos de “é Macaé” e boa parte ainda seguiu acompanhando pelo celular as estatísticas da Liga Nacional de Basquete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar