01/04/2015

Djokovic sofre, mas vence Dolgopolov e faz semi em Miami

Com Roger Federer ausente do torneio e Rafael Nadal já eliminado, cabe a Novak Djokovic um favoritismo ainda maior no Masters 1000 de Miami, mas o tenista sérvio passou muita dificuldade nesta terça-feira para chegar às quartas de final nos Estados Unidos. O número 1 do mundo precisou de 1h58 para virar um jogo que esteve quase perdido diante do ucraniano Alexandr Dolgopolov, 65° do ranking, que no set decisivo sentiu a parte física e foi atropelado. No final, vitória de Djokovic por 2 sets a 1, parciais de 6/7(3), 7/5 e 6/0.
Na próxima fase, no caminho de Djokovic na luta pelo pentacampeonato em Miami estará o espanhol David Ferrer, sétimo do mundo, que nesta terça venceu o francês Gilles Simon. No histórico do confronto, Djokovic tem 13 vitórias contra o próximo rival, mas já perdeu cinco vezes para Ferrer. O último jogo aconteceu no Masters de Xangai, no ano passado, com vitória do sérvio. Já a última vitória do espanhol foi no ATP Finals de 2011, em Barclays.
O jogo
Novak Djokovic vence Dolgopolov (Foto: Getty Images)Novak Djokovic vence Dolgopolov (Foto: Getty Images)
No primeiro set, após os dois tenistas confirmarem os dois primeiros serviços cada, Djokovic se complicou no quinto game, quando viu Dolgopolov ter três chances de quebra após seguidos erros do sérvio. O número 1 do mundo ainda salvou duas chances, mas na terceira oportunidade o ucraniano chegou à quebra para fazer 3/2. No game seguinte, Djokovic teve duas chances de devolver a quebra, mas Dolgopolov variava os golpes e incomodava o adversário, que viu o ucraniano fazer 4/2. Djokovic jogou a bola para longe e foi advertido pelo árbitro de cadeira.
No oitavo game, Djokovic conseguiu devolver a quebra num game quase perfeito, quando ficou no fundo da quadra e viu Dolgopolov somar seguidos erros. O jogo ficou empatado em 4/4. Mas bastou vir o game seguinte para uma nova quebra, que levou Djokovic à loucura. O sérvio quebrou a raquete ao atirá-la no chão e foi vaiado pela torcida. Djokovic pediu desculpas e foi novamente advertido, o que o fez largar com 0/15 no game seguinte.
Novak Djokovic vence Dolgopolov (Foto: Getty Images)Dolgopolov esteve perto da vitória contra Djokovic (Foto: Getty Images)
Mas quando Djokovic parecia entregue no primeiro set, novamente devolveu a quebra diante de Dolgopolov e o primeiro set só terminou no tie-break. E foi aí que o sérvio mais sofreu. Variando os golpes e cheio de bolas com slice, Dolgopolov atropelou Djokovic e fechou em 7/3 o desempate, num set em que o sérvio também somou erros bobos, em parcial que durou 49 minutos.
No segundo set, Dolgopolov esteve muito próximo da vitória. Logo no segundo game da parcial, o ucraniano atropelou Djokovic e teve três chances de quebra, e não desperdiçou nem a primeira para ter 2/0. Dolgopolov ainda poderia ter aberto 4/0 no quarto game, mas Djokovic, a duras penas, conseguiu confirmar seu serviço. No sétimo game, o número 1 do mundo teve uma chance de devolver a quebra e não desperdiçou. A partir de então, o sérvio não facilitou a vida do adversário como vinha fazendo e chegou a mais uma quebra num momento decisivo, para ter 6/5 e sacar para o set, que fechou em seguida em 7/5 em 48 minutos.
Confiante após levar o jogo para o terceiro set e sair do buraco em que se encontrava, Djokovic ainda encontrou um adversário cansado e com câimbras. Dolgopolov já havia pedido atendimento médico ao fim do segundo set, e se viu diante de um adversário ainda inteiro no jogo. Não foi páreo para o número 1 do mundo, que em 23 minutos fechou a parcial em 6/0 e vibrou muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar