Com a manutenção de sua sequência vitoriosa, o time uberlandense ficou com a campanha de sete triunfos em 19 jogos (36,8% de aproveitamento) e se manteve na zona de classificação aos playoffs, na 12ª posição. Com a derrota, o Basquete Cearense continua na penúltima colocação do NBB 7, com uma campanha de apenas quatro vitórias em 19 partidas (21%).
O Jogo
A partida começou muito pegada, com ambas as equipes trabalhando forte na defesa. Tanto que os ataques demoraram para engrenar no primeiro quarto do jogo. O time mineiro liderou o placar por boa parte do período, mas quando o Basquete Cearense virou no final da etapa inicial, principalmente, graças a entrada do armador Davi Rossetto, que veio do banco e ajudou seu time a fechar o período na frente, 14 a 12.
As bolas de fora começaram a cair pelo lado do Uberlândia no início do segundo quarto. Com três triplos seguidos, os mineiros recuperaram a liderança (21 a 15). E o Basquete Cearense respondeu na mesma moeda. Foram três arremessos de fora que deixaram a partida empatada (28 a 28).
Uberlândia Basquete se manteve na zona de classificação para os playoffs da competição. (Foto: Marcos Ribeiro)
Uberlândia Basquete se manteve na zona de classificação para os playoffs da competição. (Foto: Marcos Ribeiro)
As duas equipes evoluíram muito na segunda etapa e o jogo ficou quente. De um lado, Emilio Taboada e Gruber lideravam o ataque do Uberlândia e do outro, o trabalho coletivo fazia a diferença para o representante nordestino, que foi para o intervalo vencendo por 38 a 36.
O terceiro quarto foi amplamente dominado pelo time da casa e um dos grandes responsáveis pela arrancada da equipe da casa foi O’Neal Mims. Com 12 pontos, o ala/pivô norte-americano comandou o ótimo desempenho ofensivo da equipe na parcial (26 pontos). Do outro lado, o time visitante não conseguiu manter o mesmo ritmo e viu os rivais não só assumirem a liderança como também abrirem nove pontos de frente (62 a 53).
Depois de deslanchar e conseguir estabelecer a maior diferença do jogo, Uberlândia teve que ter cabeça no lugar para vencer. Sem conseguir apresentar o mesmo rendimento da parcial anterior, o time mineiro viu os nordestinos reagirem.
basquete-unitri-MarcosRibeiro
Com uma forte defesa e rápida saídas para os contra-ataques, o Basquete Cearense emplacou uma ótima sequência e virou o jogo (71 a 70), com 40 segundos para o fim. No lance seguinte, Uberlândia voltou a ficar em vantagem depois de dois lances livres convertidos por Taboada (72 a 71). Após um erro dos visitantes no ataque, foi a vez de Gruber sofrer falta e converter dois lances livres a favor dos anfitriões (74 a 71).
Sem conseguir pontuar na tentativa de empatar o jogo, o Basquete Cearense precisou novamente parar o cronômetro com falta e colocou Hélio na linha dos lances livres. Com dois acertos, o armador praticamente decretou o triunfo uberlandense. Ainda deu tempo para Gruber, também em tiros livres, converter mais dois pontos e dar números finais ao jogo.