04/10/2014

Hamburgo vence o Borussia Dortmund e deixa a lanterna da Bundesliga

Na manhã deste sábado (4), o Borussia Dortmund recebeu o lanterna Hamburgo no Signal Iduna Park pela 7ª rodada da Bundesliga. E o que se viu foi um jogo com baixo nível técnico e muito faltoso. E mesmo assim, foi o time do norte que conseguiu uma importante vitória fora de casa, deixando seu adversário em situação complicadíssima na tabela.

Enquanto o Dortmund ocupa a 13ª posição com 7 pontos, o Hamburgo subiu para a 17ª posição com sua primeira vitória, somando 5 pontos. Hamburgueses encostam-se ao grupo de times para sair da zona de rebaixamento, que inclui o BVB. Na próxima rodada após a pausa para jogos de seleções, o BVB visita o Köln, enquanto o HSV receberá o Hoffenheim.

Dortmund não consegue se impor e sofre gol com falha na saída de bola

A bola rolou no gramado do Signal Iduna Park em uma típica tarde de outono alemão, com o estádio praticamente inteiro na sombra. Logo na primeira tentativa, logo após a saída de jogo, o Hamburgo tentou colocar uma bola na área aurinegra, mesmo sem ninguém para disputa-la. Isso cedeu o primeiro contra-ataque para o time da casa na partida, que foi cortado por Lewis Holtby.

Em seguida, os Dinosaurier tentaram novamente chegar ao gol do Dortmund, em chute de longa distância de Tolgay Arslan, facilmente bloqueado por Marcel Schmelzer. A partida continuou tendo pouco futebol e muita luta no meio do campo. Aos 15 e 20 minutos de jogo foram dados os primeiros cartões amarelos da partida, para Holtby e Sokratis Papasthatopoulos. O Borussia Dortmund não conseguia se impor na partida, enquanto o Hamburgo se livrava de qualquer oportunidade de perigo. Com muitos cruzamentos errados, principalmente de Schmelzer, o placar arrastava-se no 0 a 0 por boa parte do primeiro tempo.

Apenas aos 23 minutos veio a primeira chance de perigo para o Dortmund: passe de Shinji Kagawa para Kevin Grosskreutz, que chutou por cima do gol defendido por Jaroslav Drobny. A partir desse momento, o Hamburgo começou a esboçar mais perigo com base em erros básicos do Dortmund, e aos 35 minutos, um destes foi imperdoável: bola no meio-campo em que Adrian Ramos tentou virar o jogo, Nicolai Müller interceptou e arrancou livre até a grande área. Roman Weidenfeller foi obrigado a sair do gol, mas Müller apenas achou Pierre-Michel Lasogga, que marcou o único gol da partida. Era o que o Hamburgo precisava para comandar a partida no segundo tempo.

Hamburgo segura o resultado e conquista sua primeira vitória na temporada

No intervalo, o técnico Jürgen Klopp optou por uma alteração de caráter duvidoso: saiu Sven Bender que ajudava a cobrir o setor defensivo para a entrada de Milos Jojic. Talvez o técnico aurinegro esperasse melhorar sua saída de jogo na segunda etapa. O início do segundo tempo foi marcado por vários jogadores no chão, muitos deles do Hamburgo. Por falta em Schmelzer, Nicolai Müller recebeu cartão amarelo. Em seguida, o BVB teve mais uma chance de empatar a partida: chute de Jojic passou pelo lado do gol, mas sem perigo. Na reposição de bola por tiro de meta, o árbitro Felix Zwayer advertiu por cartão amarelo o goleiro Drobny por demorar a recolocar a bola em jogo.

Em seguida, em bola longa pela direita, o Hamburgo chegou mais uma vez com perigo ao gol do Dortmund: após falta de Jojic em Muller, que rendeu cartão amarelo ao sérvio, Heiko Westermann cabeceou para o gol nas costas de Sebastian Kehl. O goleiro Weidenfeller evitou o gol em cima da linha com uma grande defesa. No rebote, Lasogga tentou o chute, que foi para fora. O técnico Josef Zinnbauer aproveitou para colocar Zoltan Stieber no lugar de Dennis Diekmeier.

A partir dos 68 minutos, o Dortmund ganhou mais volume de jogo, mas sem grande perigo à meta de Drobny, isso se deu após a entrada de Lukasz Piszczek no lugar de Erik Durm e Ciro Immobile no lugar de Kevin Grosskreutz. Apesar disso, as alterações e volume de jogo não foram o suficiente para que os aurinegros empatassem o placar. E o jogo acabou assim. É a quarta partida seguida sem vencer para o BVB na Bundesliga, enquanto o HSV conquista sua primeira vitória na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar