28/07/2014

Osaka vence Stosur e avança no WTA de Stanford


2013/stosur/0803_carlsbad_back_int.jpg

O sorteio da chave do forte WTA Premier de Stanford colocou a australiana Samantha Stosur, 19ª do ranking, frente à desconhecida japonesa Naomi Osaka, jogadora de apenas 16 anos e que ocupa a modesta 406ª colocação na lista. O que não estava previsto era o potente saque da japonesa, que deu muito trabalho à campeã do US Open de 2011. No fim, nem mesmo a maior experiência de Stosur prevaleceu e Osaka levou a melhor com placar final de 4/6 e 7/6 (9-7) e 7/5 em 2h30 de partida.

Atingindo velocidades próximas a 190 km/h com seu primeiro serviço, Osaka cedeu cedeu seu primeiro break point à australiana de 30 anos no crucial décimo game, prontamente aproveitado para que Stosur abrisse vantagem. Depois de perder suas quatro primeiras chances no jogo, a jovem japonesa conseguiu uma quebra no sétimo game do segundo set, mas perdeu a vantagem justamente quando sacava para empatar a partida e só conseguiu vencer a parcial no tiebreak. Durante o desempate, as Stosur chegou a perder um match point no saque da adversária, disparando um forehand na rede.

A australiana obteve uma quebra logo no início do terceiro set e vinha confirmando seus serviços com tranquilidade até abrir 5/3 no placar. Stosur foi quebrada sacando para fechar o jogo e permitiu que a jovem rival vencesse quatro games seguidos e confirmasse a vitória.

Os números da partida foram bastante próximos, Stosur venceu 65% dos pontos em seu serviço (74 em 113), enquanto Osaka obteve o mesmo índice com (72 em 110). A australiana liderou a estatística de aces, 8 a 5, mas também cometeu mais duplas-faltas, 3 a 2.

Nas oitavas de final, Osaka enfrentará a vencedora do confronto entre a cabeça 8 alemã Andrea Petkovic e a croata Ajla Tomljanovic, que jogam ainda nesta segunda-feira, não antes das 23h (horário de Brasília) pelo complemento da rodada.

Bicampeã do torneio, a norte-americana Serena Williams já sabe contra quem irá estrear em Stanford. Depois de sair adiantada na chave, na condição de cabeça 1, Serena enfrentará a tcheca Karolina Pliskova que não tomou conhecimento da japonesa Kimiko Date Krumm, marcando fáceis 6/1 e 6/3 em 1h12 de partida. Serena e Pliskova jamais se enfrentaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar