01/07/2014

Federer vence Robredo e vai às quartas em Londres

 Derrotado no último encontro com Tommy Robredo de forma inesperada, o suíço Roger Federer se vingou de forma inapelável. Com um tênis agressivo, devolveu os 3 sets a 0 sofridos no US Open de nove meses atrás e garantiu novamente seu lugar nas quartas de final de Wimbledon. O cabeça 4 anotou as parciais de 6/1, 6/4 e 6/4, em apenas 97 minutos, e volta à quadra já nesta quarta-feira para encarar o vencedor entre Stan Wawrinka e Feliciano López.

Federer atinge assim a 71ª vitória no centenário torneio e iguala a segunda melhor marca da Era Profissional, que cabe ao alemão Boris Becker. Em seu 16º Wimbledon, ele atinge as quartas de final pela 12ª vez e ainda sem ceder sets. Ele permitiu até aqui apenas 32 games a seus quatro adversários.

O suíço teve atuação perfeita com o saque nos dois primeiros sets. Aproveitou o início vacilante do espanhol no fundo de quadra para abrir rapidamente diferença, usando ao máximo o saque para manter agressividade. Perdeu apenas três pontos com o serviço a favor. 

No segundo set, Robredo também sofreu quebra prematura, mas a partir daí conseguiu maior consistência no fundo. No entanto, Federer esteve incrivelmente eficiente com o saque, indo sempre à rede com alguns voleios magníficos, e venceu todos seus games de serviço de zero. Chegou a fazer o bom e velho saque-voleio até com o segundo saque.

Em menos de 1 hora, o suíço já tinha vantagem confortável mas Robredo não desistiu e jogou seus melhores games da partida. Até que, no sétimo game sucumbiu às boas devoluções do adversário e a dois erros não forçados, cedendo a quebra decisiva. Federer ainda cedeu o único break-point da partida antes de completar sua 11ª vitória em 12 duelos diante do também 'trintão' espanhol.

O vencedor fechou a partida com 41 winners, sendo 11 aces, e 88% de pontos vencidos com o primeiro saque. Foi 41 vezes à rede e ganhou 29 desses pontos, com 71% de aproveitamento. Na devolução, ganhou 44% dos pontos contra apenas 17% do espanhol.

Curiosamente, com a partida desta terça, Federer e Robredo agora têm duelos diretos em todos os quatro Grand Slam, com cinco vitórias do suíço em seis partidas. O espanhol adia assim para o US Open a tentativa de chegar à marca de 100 vitórias neste nível de torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar