01/06/2014

Gulbis vence Federer e vai às 4ªs em Roland Garros

 Tenista de excepcional qualidade e temperamento explosivo, o letão Ernests Gulbis conseguiu excepcional reação, eliminou o suíço Roger Federer por 3 sets a 2 e está pela segunda vez nas quartas de final de Roland Garros. O número 17 do ranking disparou 53 winners para anotar as parciais de 6/7 (5-7), 7/6 (7-3), 6/2, 4/6 e 6/3. Seu adversário de terça-feira será o tcheco Tomas Berdych, que mais cedo fez triplo 6/4 sobre o norte-americano John Isner.

Federer perdeu uma oportunidade excepcional de chegar a 2 sets a 0, quando abriu 5/3, 40-15 e teve um smash para concluir a parcial. Mas falhou, levou a virada no game e passou a ser dominado pelo adversário de poderoso saque, excelentes golpes de fundo de quadra e inteligentes variações de slice, drop shot e lobs que mostraram ser um arsenal repleto diante do quarto colocado do ranking.

Na verdade, Gulbis saiu na frente com quebras precoces nos dois primeiros sets, porém não manteve a consistência necessária. Federer buscou o placar no primeiro e foi ligeiramente superior no tiebreak. Na outra série, o letão destruiu uma raquete ao perder uma chance de quebra no 10º game, porém nem a vaia do público tirou sua concentração e ele fez um segundo tiebreak muito bom.

Mais confiante do que nunca, Gulbis soltou o braço mas também variou com inesperadas deixadinhas e viu Federer colecionar erros no terceiro set.  A coisa mudou radicalmente de figura na outra série e aí foi a vez de o letão baixar a intensidade. Com 2/5, pediu atendimento para dor lombar e foi ao vestiário. Na volta, levou outra vaia e ficou mostrando para o público que estava com problema nas costas. Daí disparou tiros e recuperou uma quebra, mas não evitou o quinto set.

Federer começou então muito mal, pecando na precisão dos golpes, e viu o adversário saltar para 3/0, com seis winners disparados. Daí em diante conseguiu equilíbrio, mas Gulbis continuou sacando muito bem - sua média em todo o jogo foi de 205 km/h para o primeiro serviço - e o máximo que permitiu ao adversário foi um 15-30 no sétimo game.

Esta foi a 40ª partida de Federer decidida no quinto set e ele sofreu a 18ª derrota. Perdeu também a oportunidade de atingir as quartas pela 10ª vez consecutiva em Paris e de somar 42 em eventos de Grand Slam, marca que continua a dividir com Jimmy Connors na condição de recordistas da Era Profissional. Depois de anotar 36 presenças seguidas em quartas de Slam na carreira, o suíço ficou de fora de três das quatro mais recentes, só obtendo sucesso na Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar