27/06/2014

Djokovic derrota Simon e avança às 8ªs em Londres

Num jogo em que teve dificuldades para manter o saque, o sérvio Novak Djokovic deu um susto na torcida. Caiu sobre o braço esquerdo ao tentar alcançar uma bola já no terceiro set, mas conseguiu retornar ao jogo após atendimento médico no ombro e manteve seu vasto retrospecto contra o francês Gilles Simon. Anotou o placar de 6/4, 6/2 e 6/4, em partida de 2h12. 

O cabeça 1 agora se prepara para um desafio bem maior, e para isso terá de estar fisicamente inteiro. Seu adversário de segunda-feira será o também francês Jo-Wilfried Tsonga, de histórico muito maior na grama, que entrou em quadra pelo quinto dia consecutivo em Wimbledon e superou com relativa facilidade o taiwanês Jimmy Wang, por 6/2, 6/3 e 7/5.

Djokovic também defenderá uma notável sequência de 20 quartas de final consecutivas em Grand Slam. Em Wimbledon, esteve lá seguidamente desde 2008. Tsonga, por sua vez, atingiu duas semifinais do torneio, em 2011 e 2012, tendo perdido justamente para Djokovic na primeira grande campanha.

A partida contra Simon foi totalmente marcada por longas trocas de fundo de quadra. Djokovic saiu à frente nos dois primeiros sets, mas teve dificuldade para manter a quebra, cedendo empate por 4/4 no set inicial e sofrendo para fazer o nono game. Aí foi melhor e fechou. A história se repetiu na outra série. Djokovic abriu 3/1, perdeu outro serviço, mas Simon perdeu a consistência e foi dominado nos quatro games seguintes.

O terceiro set começou com o francês investindo mais no ataque, chegando até mesmo a volear com mais frequência. Fez 2/0 antes de Djokovic reagir e virar para 3/2. Foi aí que houve o incidente. Ao tentar alcançar uma bola longa no seu forehand, rolou na quadra e sentiu forte dor no ombro esquerdo. Após o tratamento, retornou sem aparentar dificuldade e obteve a quebra definitiva no game final. Chegou assim à sétima vitória em oito cruzamentos com Simon, que só venceu o primeiro dos jogos, em 2008.

Este será o 18º confronto entre Djokovic e Tsonga, com duas vantagens importantes do sérvio. Além de ter no geral 12 a 5, ganhou as dez últimas partidas. A mais recente vitória do francês foi nas quartas de final do Australian Open de 2010. Eles se cruzaram há poucos dias no saibro de Roland Garros e o sérvio arrasou por 6/1, 6/4 e 6/1. Houve ainda dois duelos na grama, ambos no All England Club, favoráveis a Djokovic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar