20/03/2014

Com gol no fim, Benfica empata com Tottenham e avança na Liga Europa

Em jogo de minutos finais dramáticos, o Benfica empatou com o Tottenham em 2 a 2 no estádio da Luz, em Lisboa, e com isso garantiu vaga nas quartas de final da Liga Europa, já que havia vencido fora de casa o jogo de ida por 3 a 1.

O argentino Ezequiel Garay abriu o placar na etapa inicial, dando tranquilidade aos anfitriões, que acabaram relaxando demais e permitindo a virada dos 'Spurs' no segundo tempo, com dois gols do belga Nacer Chadli.

Nos acréscimos, o goleiro esloveno Jan Oblak virou protagonista do Benfica ao fazer ótima defesa na cabeçada de Gylfi Sigurdsson. Em seguida, Sandro derrubou Lima na área, e o próprio atacante cobrou para converter e garantir o empate.

Antes do jogo, nas escalações, o técnico Tim Sherwood surpreendeu, ao usar equipe mista, contando inclusive com Sandro atuando de zagueiro. Titular na seleção brasileira, Paulinho sequer foi relacionado. Os donos da casa, por outro lado, foram para o jogo com formação quase ideal, contando com Luisão e Guilherme Siqueira.

No primeiro tempo, desde o início o Benfica mostrou mais vontade de vencer do que o Tottenham. Aos 9 minutos, o ex-zagueiro do Cruzeiro usou a cabeça e quase abriu o placar, finalizando por cima do gol defendido por Friedel.

Depois de duas tentativas do time londrino, sempre com Soldado, os Encarnados abriram o placar aos 33 minutos da etapa inicial, quando Salvio cruzou da direita na medida para Garay testar para o fundo das redes.

Com placar agregado de 4 a 1 a favor da equipe lisboeta, as duas equipes surpreendentemente seguiram fazendo um duelo aberto, desperdiçando chances sucessivas, devido a má pontaria dos atletas em campo.

Apenas aos 32 minutos do segundo tempo o placar voltou a ser movimentado, quando Chadli fez bela jogada individual e acertou venenoso chute para vencer o goleiro Oblak, substituto de Artur, e empatar.

O belga pareceu disposto a quebrar a monotonia do jogo, e um minuto depois de balançar as redes pela primeira vez, marcou de novo. Em jogada iniciada por Lennon, Kane serviu Chadli, que virou para 2 a 1.

A essa altura, outro gol do Tottenham levaria o jogo para prorrogação, dando ares de drama aos minutos finais para o Benfica. Aos 41, Salvio ficou muito perto de marcar para os donos da casa, mas parou na defesa de Friedel, para desespero da torcida.

Seis minutos depois, Oblak virou herói ao fazer ótima defesa em cabeçada a queima roupa de Sigurdsson, no que parecia ser o último lance de emoção do jogo.

Para sorte dos donos da casa, aos 49 minutos houve tempo de buscar a vitória, quando Sandro cometeu pênalti em Lima, que entrou no decorrer da segunda etapa na vaga de Óscar Cardozo. O ex-atacante foi para a bola e anotou o segundo gol dos Encarnados.

O Benfica se junta assim a AZ Alkmaar, Juventus, Lyon e Valencia nas quartas de final. Nesta quinta-feira ainda serão definidas mais três vagas, e amanhã acontecerá o sorteio na cidade de Nyon, na Suíça.

EFE

Um comentário:

  1. O Tottenham não fez por merecer para passar a eliminatória, o Benfica tremeu um pouco com os dois golos, mas teve sempre controlado o jogo.

    ResponderExcluir

seja o primeiro a comentar