29/04/2013

Portuguesa santista domina Jabaquara e leva a melhor no 'Clássico das Praias'


No embate entre os clubes que representam as colônias espanhola e portuguesa em Santos, melhor para os lusos. Mesmo atuando na Caneleira, a Portuguesa Santista levou a melhor no embate contra o Jabaquara e venceu por 2 a 0, na primeira rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Os gols saíram ainda na etapa inicial, marcados por Mike e Ygor.
Poucos dias antes da edição 192 do "Clássico das Praias", o Espanha esteve até ameaçado de não receber torcedores, já que o laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros ainda não tinha sido atualizado. Apesar da liberação tardia (apenas na quarta-feira à noite), a presença de público foi boa - 980 pagantes, para uma renda de R$ 13.600,00. Contudo, somente duas bilheterias foram abertas para a torcida comprar os ingressos, fazendo com que a maior parte da torcida - dos dois lados - só conseguisse subir às arquibancadas com o jogo em andamento.
Nos demais confrontos do grupo 6, o Água Santa, de Diadema, venceu o EC São Bernardo no ABC por 2 a 1. Já o Diadema goleou o Mauaense por 5 a 1, no sábado, e larga como líder da chave na Segundona, seguido, na sequência, por Briosa e Água Santa.
Os dois times voltam a jogar no próximo final de semana. O Jabaquara visita o Mauaense no sábado, às 15h, enquanto a Portuguesa Santista recebe o EC São Bernardo no domingo, às 10h, em Ulrico Mursa.
Jabaquara e Portuguesa jogaram neste domingo na Caneleira (Foto: Lincoln Chaves)Jabaquara e Portuguesa se enfrentam na Caneleira, pela Segundona (Foto: Lincoln Chaves)
Jabuca se assusta e Briosa abre vantagem
O público ainda se acomodava nas arquibancadas do Espanha quando a Portuguesa Santista inaugurou o placar. Com apenas um minuto de jogo, em jogada ensaiada, Edson Pio abriu para Bruno, que avançou pela esquerda e cruzou. Depois de um desvio do ataque, a bola sobrou para Mike livre de marcação, dentro da área, mandar para o gol. Briosa na frente.
O gol fez com que o Jabaquara, inicialmente acuado, tentasse sair mais para o jogo, ainda que sem levar perigo ao gol da Portuguesa. Com mais posse de bola, no entanto, a Briosa mantinha a presença mais assídua no campo de ataque, e aos 19 minutos, chegou ao segundo gol, outra vez de bola parada. Agora, Pio cobrou a falta direto para a área e Ygor Mineira escorou de cabeça, marcando o segundo.
Além da desvantagem no placar, o Leão sofria na parte física: em 25 minutos, dois jogadores deixaram o gramado contundidos: o zagueiro Jé e o lateral-direito Araújo, para as entradas, respectivamente, de Márcio e Guilhermino. Assutado, o Jabaquara cedia cada vez mais espaço à Briosa, especialmente aos avanços de Esquerdinha, que vencia a maior parte da disputas de bola por seu lado.
Aos 37 minutos, nova chegada perigosa da Portuguesa, agora com Kaká. O meia recebeu pela esquerda, puxou a bola para a direita e arrematou de fora da área, mandando rente ao travessão, por cima do gol de Rodrigo Calchi. Aos 40, foi a vez de Mike subir com liberdade pela direita e bater por cima. A essa altura, a torcida do Jabuca já perdia a paciência com Axel, implorando para o técnico colocar mais homens no campo de ataque.
Leão perde pênalti, Portuguesa administra
O Jabaquara retornou com mais disposição para o segundo tempo, marcando a saída de bola e dificultando a progressão do ataque rubro-verde. Aos cinco minutos, Lucas Henrique recuperou a bola pela direita, avançou e bateu de fora da área, mandando por cima do gol. No minuto seguinte, foi a vez de Lucas Kelvin tentar o arremate, mas a redonda desviou na zaga e foi por cima da meta de Clebão.
A animação da torcida da casa ficou maior aos nove minutos, quando Barreto invadiu a área pela direita, dividiu com Clebão e foi derrubado pelo goleiro. Pênalti. O camisa 9 do Leão, no entanto, cobrou mal e o goleiro da Briosa pulou no canto direito para fazer a defesa. Festa na parte rubro-verde do estádio, silêncio - que logo deu lugar a mais críticas à atuação da equipe - no setor aurirrubro da Caneleira.
Atrás do primeiro gol, o técnico Axel aproveitou a saída de outro jogador com dores (agora o volante Caíque) e lançou a campo um terceiro homem de frente, Marco Aurélio. O Jabuca, no entanto, mostrava dificuldades na condução da bola ao ataque, e o trio ofensivo - apesar da maior presença ofensiva do Leão - era pouco acionado.
Com o jogo administrado, a Portuguesa Santista adotou o contra-ataque. Por isso, o técnico Cristiano Troísi colocou o veloz Epifânio no lugar de Mike, passando a ter três homens de frente, assim como o Jabaquara. O placar, contudo, não foi mais alterado - mesmo depois dos cinco minutos de acréscimos dados pela arbitragem, em razão das seguidas quedas de jogadores no gramado.
GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar