31/03/2013

Joinville goleia Avaí e vence primeira no returno


Para quem não tinha nenhuma vitória no returno, o Joinville fez bonito diante do Avaí. Marcou o 3 a 0 que reaviva as esperanças do time do norte de Santa Catarina em chegar nas semifinais do Campeonato Catarinense. O Avaí pouco atentou contra a meta dos donos da Arena Joinville. Por este motivo viu o rival comemorar na tarde deste domingo e perdeu a oportunidade de assumir a liderança da segunda fase do Estadual. O JEC fica em quinto na classificação geral, com 21 pontos. No momento, disputa uma das vagas por índice técnico com o próprio Leão, com 22, e o Metropolitano, que tem 23.
Marcelo Costa Alê Avaí Joinville (Foto: Cleber Gomes / Agência RBS)Marcelo Costa passa por Alê e o Joinville pelo Avaí (Foto: Cleber Gomes / Agência RBS)
O time mandante da Arena Joinville buscou mais o gol no primeiro tempo. No entanto, foi uma etapa marcada por equilíbrio, faltas pelo meio e vontade de manter a posse de bola. Como o Avaí tinha Reis, o JEC apostava nos arremates de Lima. Foi ele quem mais atentou contra a meta avaiana. Tanto que teve a melhor oportunidade de marcar na primeira metade do confronto. Mas a cabeçada, aos 43, parou nas mãos de Diego. No segundo tempo, apesar da tentativa de avanço dos azurras, o desenho do confronto esteva intocado. Assim, aos 16, Kim fez o primeiro gol do jogo. Abriu o caminho para o zagueiro Rafael e o meia Marcelo Costa, de pênalti, marcarem os gols da vitória. O defensor comemorou muito o gol sobre o clube que defendeu até o ano passado.
Os dois times fazem clássicos regionais no próximo domingo, durante a sétima rodada do returno do Campeonato Catarinense. O Joinville vai a Criciúma para enfrentar os donos da casa às 16h, no Heriberto Hülse. O Avaí, por sua vez, estará postado no gramado da Ressacada às 18h30m para o embate com o Figueirense.
Pouco mais de força, nada mais
Como tinha necessidade maior de vitória para ter alguma esperança de classificação às semifinais do campeonato, o Joinville tentava tomar o domínio do confronto. Tinha mais posse, chega na frente da área e passou pouco disso. Na bola levantada na área, Lima fez Diego passar algum trabalho. Aos 13, Ricardinho botou falta na muvuca. O craque-bandeira do JEC desviou e o goleiro avaiano defendeu em dois tempos. O lance bastou ao time de camisa branca sair de trás. No contra-ataque, Reis e Paulinho arriscaram de fora, mas foram chutes fracos e sem pontaria, até os 20 minutos.

Aos 26, em nova cobrança de falta, Ricardinho tentou surpreender a defensiva azurra. Mandou direto e com cara de alçada na área. Foi no ângulo esquerdo e Diego se atrapalhou ao esticar o braço e segurar o balão com as mãos. Cedeu escanteio, que não deu em nada. A pegada e o equilíbrio transformaram o jogo em faltoso. Escapando das botinadas, aos 31, Nadson recebeu no meio, passou pela defesa e botou de lado para Reis. O arremate terminou com a defesa de Ivan.
Dois minutos depois, boa parte dos torcedores na Arena Joinville pediu penalidade de Arlan quando Lima entrava na área. Rodrigo D’Alonso Ferreira mandou o jogo seguir. O Joinville mantinha a proposta e foi com ela que criaria a melhor oportunidade de marcar na primeira etapa. Kim disparou pela ponta esquerda e centrou, no alto, para Lima. O centroavante cabeceou para o chão. Porém não teve tanta força e o goleiro azurra caiu no chão para segurar sem rebote, aos 43. Tentou tirar o primeiro zero do placar. Mas seria outro atacante do JEC que o faria.
Joinville x Avaí (Foto: Marcelo Siqueira / RBS TV)Avaí só ronda a meta tricolor e sofre derrota fora de casa (Foto: Marcelo Siqueira / RBS TV)
Gols do triunfo
Sandro sentiu um desconforto muscular e deu lugar ao zagueiro Jacó, no Joinville, no intervalo. A segunda alteração do JEC foi processada aos 9. Fabinho Capixaba, lesionado, deu a vaga para atacante Anátole. O Avaí não mudou a formação, mas teve uma tímida modificação na postura. O papo do técnico Ricardinho no vestiário resultou em um Avaí com a marcação mais avançada. Mas a partida seguia na mesma batida. Aos 11, Kim outra vez botou para a cabeçada de Lima. Sozinho no segundo pau, ele pegou mal. A bola só triscou a cabeça do avante e se perdeu pela linha de fundo.
No minuto seguinte, o treinador avaiano tirou o atacante Roberson, pouco acionado, e mandou Higor, de 19 anos e emprestado pelo Fluminense, fazer sua estreia. A mudança maior seria no placar, aos 16 minutos. Em favor do Joinville. Na troca de passes na frente da área, Arthur Maia recebeu de frente para a defensiva. Ele enxergou Kim sozinho na esquerda e mandou sobre os marcadores. O atacante iria aparecer na cara de Diego e tocar sutil entre as pernas do goleiro. Fez as redes e o estádio balançarem.
O homem da assistência, quase fez o segundo tricolor, aos 23. O JEC, outra vez, trocou passes dentro e fora da área e a bola foi colocada na pinta Arthur Maia. O arremate cruzado passou perto do gol. No minuto seguinte, de forma semelhante, mas na outra ponta, Marcelo Costa atentou. Iria certeira no ângulo, porém Diego voou para dar o tapa. Pressionado, o Avaí entrou com Rodriguinho na vaga do volante Ricardinho – o time se abria. E o Joinville ampliava.

Aos 26, Marcelo Costa bateu falta lateral no meio da área avaiana. A bola desviou pelo caminho e o zagueiro Rafael tentou a cabeçada contra a meta que defendia até o ano passado. Virou uma ajeitada para a perna do próprio defensor. Aí ele soltou o canudo e outro ex-Avaí acompanhou a bola até ela encontrar o fundo da rede. Ele e Marcos Winícius comemoraram muito o segundo tento joinvilense no confronto.

Depois dos 30 minutos, Kim driblou Alê dentro da área e foi derrubado. No ato, o árbitro apitou e apontou para a marca da cal. Penalidade máxima para Marcelo Costa cobrar. Como em outras quatro vezes no Catarinense, foi mansinho na direção da bola para dar um peteleco do lado que o goleiro não estava. Fez o oitavo dele no campeonato, o terceiro do Joinville no jogo. A partida estava liquidada e o JEC mantém a esperança de estar nas semifinais do Catarinense. O Avaí tem quebrada a série de quatro jogos de invencibilidade e a chance de assumir a liderança do returno do Catarinense.
GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar