Na noite desta segunda-feira, o Americana se recuperou da derrota para o Sport Recife, na estreia, e venceu a primeira na Liga de Basquete Feminino 2013, ao superar o Santo André/Semasa pelo placar de 82 a 74. O jogo foi realizado no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana, em duelo que foi o complemento da segunda semana.
Com o resultado, o Americana fica com campanha de uma vitória e uma derrota e soma três pontos na LBF. Já o Santo André segue na liderança, com cinco pontos em três partidas (duas vitórias e uma derrota).
Logo no primeiro quarto, as donas da casa, comandadas pelo técnico Luiz Zanon, já mostraram que estavam com muita vontade de conquistar a primeira vitória e abriram uma folga de nove pontos (25 a 16). Na segunda etapa, o Americana se manteve melhor dentro do confronto e abriu 13 pontos de vantagem, indo para os vestiários ganhando por 42 a 29.
Na volta do intervalo, o Santo André cresceu de produção e fez com que o jogo crescesse em equilíbrio. Assim, a parcial do período terminou com 23 a 23 e o placar foi para o quarto derradeiro marcando 65 a 52.
No último período, o Santo André/Semasa conseguiu ir melhor do que o Americana dentro do quarto, mas o desempenho não foi suficiente para evitar a derrota por 82 a 74.
As melhores atletas em quadra do lado do Americana foram a norte-americanas Roneeka Hodges, responsável por 24 pontos e três assistências, Karla Costa, que fez 17 pontos, seis rebotes e cinco assistências, e Sandora Irvin, outra representante dos EUA, que saiu de quadra com 12 pontos e seis rebotes.
Pelo Santo André, os destaques foram Jaqueline Silvestre, autora de 18 pontos, quatro rebotes e três assistências, Sassá Gonçalves, que fez 14 pontos e sete rebotes, e Fernanda Brito, que fechou o jogo com dez pontos e cinco assistências.
Luiz Zanon, técnico do Americana, falou sobre a importância do triunfo. "Competição de turno único é isso, perdemos uma e precisávamos desta vitória e nossa obrigação era mesmo fazer a lição de casa. Nosso próximo desafio será Maranhão Basquete, que tem a Iziane e vem forte para cima de nós", frisou o comandante.
A pivô Êga Garvão, do Santo André/Semasa, elogiou o time adversário. "Americana é uma equipe muito forte e ainda se reforçou para a essa competição e jogar aqui contra elas é sempre uma rivalidade a parte. Perdemos no Paulista e isso sempre acirra um pouco mais. Nosso time entrou nervoso e isso causou os erros do início, mas agora é bola para frente e precisamos pensar no próximo compromisso, pois, esse já passou", destacou a jogadora.
Na partida desta segunda-feira, além do já tradicional minuto de silêncio, as jogadoras do Americana utilizaram munhequeiras pretas e a comissão técnica da equipe colocou uma faixa preta no uniforme para homenagear Ary Vidal, ex-técnico da Seleção Brasileira masculina de basquete, que morreu nesta segunda-feira, e também as vítimas fatais da tragédia na danceteria em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
O próximo jogo do Americana será contra o Maranhão Basquete, no sábado, dia 2 de fevereiro, às 11h (de Brasília), novamente na cidade de Americana (SP). Já a equipe andreense busca a reabilitação contra o mesmo Maranhão Basquete, mas somente na segunda-feira, dia 4, às 20h. O duelo será na cidade de Santo André (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar