10/10/2017

Com gol polêmico, Panamá derrota Costa Rica e garante vaga no Mundial

De forma dramática, o Panamá conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Nesta terça-feira, a seleção panamenha recebeu a já classificada Costa Rica e triunfou pelo placar de 2 a 1. Roman Torres fez o gol da vitória aos 42 minutos do segundo tempo, garantindo a equipe do Panamá na Rússia. O estádio foi tomado por uma festa incrível.
Quem vai disputar a repescagem é a seleção de Honduras. Também nesta terça-feira, a seleção hondurenha venceu grande confronto contra o México pelo placar de 3 a 2. Honduras jogará a repescagem para o Mundial contra a Austrália.
A decepção nas Eliminatórias da Concacaf ficou por conta dos Estados Unidos. Os norte-americanos, surpreendentemente, foram derrotados fora de casa por Trinidad e Tobago pelo placar de 2 a 1. Assim, os Estados Unidos ficam de fora da Copa, fato que não acontecia desde 1986.
O México terminou na liderança das Eliminatórias, com 21 pontos. A Costa Rica foi a vice-líder, com 16 pontos. O Panamá, em terceiro, com 13, foi a outra seleção que garantiu vaga direta na Copa do Mundo da Rússia. Honduras, com 13 pontos, acabou em quarto lugar no hexagonal final e vai jogar a repescagem diante da Austrália. Estados Unidos, em quinto com 12 pontos, e Trinidad e Tobago, na lanterna com 6 pontos, deram adeus às chances de chegar ao Mundial do ano que vem.
Panamá vai à Copa pela 1ª vez
O Panamá arrancou uma virada histórica nesta terça-feira sobre a Costa Rica, vencendo o duelo entre as duas seleções por 2 a 1 em casa, com direito a um gol irregular, e se classificou para uma Copa do Mundo pela primeira vez, ao terminar as Eliminatórias da Concacaf para o Mundial da Rússia na terceira colocação.
No estádio Rommel Fernández, os visitantes saíram na frente aos 36 minutos do primeiro tempo, com um gol do atacante Johan Venegas. Na etapa complementar, aos 7, aconteceu o lance polêmico fundamental para o resultado do jogo. Após um escanteio a favor do Panamá, a bola atravessou a pequena área sem que a zaga costa-riquenha conseguisse cortar, vários jogadores trombaram, e o atacante Gabriel Torres mergulhou para tentar marcar de cabeça. A bola não atravessou a linha, mas o árbitro validou o gol anfitrião.
Confira os melhores momentos de Trinidad e Tobago 2 x 1 EUA

Os panamenhos lutaram, apesar de todas as limitações técnicas, e conseguiram arrancar a virada na raça, com gol do zagueiro e capitão Román Torres, que viveu um momento de centroavante e balançou a rede aos 42 do segundo tempo.
Antes de virar o placar, a seleção comandada pelo colombiano Hernán Darío Gómez estava sendo eliminada, sem mesmo passar pela repescagem, com a vitória de Honduras sobre o México e mesmo com a derrota dos Estados Unidos para Trinidad e Tobago.
O Panamá, que nunca havia conseguido classificação para a Copa do Mundo, ficou na terceira colocação nas Eliminatórias da Concacaf, com 13 pontos, ficando atrás apenas de México e da própria Costa Rica, que já tinham se classificado antecipadamente.
EUA dão vexame histórico e ficam fora da Copa
Os Estados Unidos protagonizaram um vexame histórico nesta terça-feira, ao perderem para Trinidad e Tobago, lanterna das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2018, por 2 a 1, e ficarem fora de um Mundial pela primeira vez desde 1986.
Jogando contra o lanterna da chave, os americanos sofreram dois gols no primeiro tempo. Aos 17 minutos, Omar González marcou contra e abriu o placar para os donos da casa. Alvin Jones, 20 minutos mais tarde, ampliou para Trinidad e Tobago.
Na etapa final, os EUA diminuíram com Christian Pulisic, logo aos 2 minutos, e pressionaram pelo empate de olho nos demais resultados da rodada para evitar um vexame histórico.
Current Time0:00
/
Duration Time1:33
Loaded: 0%
Progress: 0%
Confira os gols de Trindad e Tobago 2 x 1 EUA

A combinação atendia aos interesses dos americanos até os 45 minutos do segundo tempo, quando o Panamá virou o duelo contra a Costa Rica, vencendo a partida por 2 a 1, colocando fogo na rodada final das Eliminatórias da Concacaf.
Antes do gol panamenho, Honduras, que vencia o México, já classificado, por 3 a 2, ficava com a vaga direta na Copa do Mundo junto também com os costa-riquenhos. Mas tudo mudou.
A notícia chegou ao Estádio Ato Boldon desesperando o banco americano. Dentro de campo, porém, os jogadores não conseguiram reagir e reverter o vexame histórico.
Na Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, os EUA venceram o Panamá na última rodada, o que salvou o México, que ficou com a vaga na repescagem e se classificou para o Mundial do Brasil posteriormente. O favor, porém, não foi retribuído.
Será a primeira vez em 32 anos que os EUA ficarão fora de uma Copa. O último Mundial que não teve a presença dos americanos foi o de 1986, disputado no México e vencido pela Argentina. 
Honduras vai à repescagem e deixa EUA fora da Copa
O México, que esteve na Copa do Mundo de 2014 com uma mãozinha dos Estados Unidos, teve a oportunidade de retribuir o favor nesta terça-feira, mas perdeu para Honduras por 3 a 2 no Estádio Metropolitano, em San Pedro Sula, e deixou os americanos fora do Mundial do ano que vem, na Rússia.
Já classificada, a seleção dirigida por Juan Carlos Osorio, ex-técnico do São Paulo, até fez 1 a 0, aos 17 minutos do primeiro tempo, quando Oribe recebeu livre na área, concluiu com categoria e fez 1 a 0.
Comandada por Jorge Luis Pinto, que levou a Costa Rica às quartas de final na Copa de 2014, a seleção de Honduras empatou aos 34, em cabeceio de Ellis, que aproveitou que Ochoa ficou parado sobre a linha. Cinco minutos depois, os visitantes voltaram à dianteira no placar, com Vela, que acertou bonito chute de pé direito, que não é o bom.
A virada, que levou a seleção da casa à repescagem, veio no segundo tempo. Aos nove minutos, Hernández acertou o travessão, a bola bateu na cabeça de Ochoa e entrou. Em seguida, Quioto apareceu livre frente a frente com o goleiro mexicano e fuzilou para assinalar o terceiro.
Com a vitória, Honduras obteve a quarta posição do hexagonal final, com, 13 pontos e saldo de gols pior que o do Panamá, que, em terceiro, se garantiu na Copa diretamente. Os Estados Unidos, que perderam para a já eliminada seleção de Trinidad e Tobago por 2 a 1, ficaram em quinto, com 12.
Na tentativa de disputar a Copa pela terceira vez consecutiva, os hondurenhos enfrentarão a Austrália, representante da federação asiática, em dois jogos, em 6 e 14 de novembro.
O México, líder da última fase, somou 21 pontos, mas ficou "devendo um favor" aos Estados Unidos. Nas Eliminatórias para o Mundial do Brasil, os EUA derrotaram o Panamá com um gol nos acréscimos do segundo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar